YARA LINS, A “DAMA DE FERRO” BRASILEIRA

“Margaret Hilda Thatcher, Baronesa Thatcher de Kesteven; LGOMPCFRSFRIC (Grantham13 de outubro de 1925 – Londres8 de abril de 2013) foi uma política britânica que exerceu o cargo de primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990 e líder da Oposição entre 1975 e 1979. Foi a primeira-ministra com o maior período no cargo durante o século XX e a primeira mulher a ocupá-lo. Thatcher também era conhecida pela alcunha “Dama de Ferro“, dada por um jornalista soviético e que se associou ao seu estilo de liderança. Como primeira-ministra, implementou políticas que passaram a ser conhecidas como Thatcherismo.”

Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), desde a sua implantação em 1951, tem a missão constitucional de receber, analisar e avaliar as contas da esfera estadual e, a partir de 1995, com a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Amazonas, também as contas de todos os 62 municípios do estado, incluindo a capital Manaus. Tem como atual presidente a conselheira Yara Amazônia Lins, única mulher entre os membros da corte de contas, que foi eleita pela segunda vez para estar à frente do tribunal no Biênio 2024-2025.

QUEM É YARA LINS?

Em discurso, Yara agradeceu os votos e desejou sucesso aos colegas eleitos.(01/12/2023) – Foto: Ana Cláudia Jatahy/TCE-AM

“Quero agradecer aos meus colegas e amigos fiéis que trabalharam junto comigo essa vitória. Estou voltando como a mesma pessoa de sempre da primeira gestão, pacificadora para resgatar a fraternidade e seriedade do tribunal. Vamos mostrar para a sociedade o que o tribunal faz para avançar cada vez mais”, disse a nova presidente em sua segunda gestão.
.

Primeira mulher a assumir a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) há 6 anos, a conselheira Yara Lins dos Santos, de 66 anos, foi eleita, por 5 votos a  2, para comandar o TCE-AM até 2025 (biênio 2024-2025), durante Sessão Especial realizada logo após a 34ª Sessão do Tribunal Pleno. O vice-presidente eleito foi o conselheiro Luis Fabian, de 43 anos. A posse dos dois conselheiros, que comandam o Tribunal , aconteceu no dia 15 de dezembro de 2023, no auditório da Corte de Contas.

POSSE

Yara Lins prometeu na sua posse : Vamos mostrar para a sociedade o que o Tribunal faz para avançar cada vez mais”, disse a conselheira-eleita”.

“Quero agradecer aos meus colegas e amigos fiéis que trabalharam junto comigo essa vitória. Estou voltando como a mesma pessoa de sempre da primeira gestão, pacificadora para resgatar a fraternidade e seriedade do Tribunal. Vamos mostrar para a sociedade o que o Tribunal faz para avançar cada vez mais”, disse a conselheira-eleita, Yara Lins dos Santos.

MÃO DE FERRO

E realmente foram constatados vários avanços como transparência , credibilidade e seriedade no trato e na fiscalização do erário público , sendo comparada a Margareth Tatcher,  primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990 ” A Dama de Ferro”.

Tribunal de Contas

 A gestão da conselheira é marcada pelo início de um processo de modernização e atualização dos serviços, responsável por consolidar o tribunal como referência na área tecnológica em âmbito nacional.

Ao Tribunal de Contas do Amazonas compete atuar na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e de seus Municípios, e da Capital, bem como na das respectivas entidades de administração direta ou indireta e na das fundações por eles instituídas ou mantidas, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas.

A jurisdição do Tribunal alcança administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos, além das pessoas físicas ou jurídicas, que, mediante convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos congêneres, apliquem auxílios, subvenções ou recursos repassados pelo Poder Público.

Yara Lins sempre está à frente das fiscalizações das gestões que lhe compete reprovando contas e orientando tecnicamente os gestores.

Depois das gestões de Yara Lins o TCE_AM ficou mais acessível e popular ,sua administração é elogiada pela imprensa e especialistas de todo Brasil.

Em reconhecimento ao desempenho apresentado nas redes sociais, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) foi destaque durante o II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (II CNCTC), realizado na manhã desta sexta-feira (5). A Corte de Contas amazonense liderou o ranking das instituições com maior visualização e audiência nas redes sociais.

Em um ranking com tribunais de contas municipais e estaduais de todo o país, o TCE-AM ficou em primeiro lugar no número de visualizações do Reels do Instagram em vídeos publicados entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2024. Também foi destaque no número de interações com o público no mesmo período, ficando em segundo lugar, atrás apenas do Tribunal de Contas da União. Obteve ainda o primeiro lugar em visualizações do TikTok com seis publicações destaques no ranking dos dez mais vistos.

O ranking foi apresentado pelo social media da plataforma We Gov, Rodrigo Abella, durante o Painel 4 Diversidade, Inclusão e Acessibilidade, com o tema “Comunicação baseada em evidências”. Abella abordou estágios de maturidade da comunicação pública, enfatizando que o TCE-AM já alcançou o terceiro estágio, caracterizado pela sintonia fina com o público, com análises em tempo real e uma estrutura de comunicação adequada.

TEXTO :MARIO BATISTA- Radialista, Produtor de TV, Jornalista, Produtor de Conteúdo.

  • COM INFORMAÇÕES E PESQUISA : SITE DO TCE-AM; WIKIPEDIA; PORTAIS DE NOTÍCIAS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress