Anúncio foi feito pelo ministro da Educação na divulgação do Enem.
13/01/2025 12:20
Da Redação
Você sabia que governo federal irá anunciar ainda nesta semana uma versão do programa “pé-de-meia do professor” para universitários matriculados em cursos de licenciatura?
Dessa forma, o ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou hoje (13) o referido programa, que faz parte de um pacote de ações, no âmbito do programa Mais Professores.
Conforme ele, o governo federal pretende lançar nesta terça (14) no Palácio do Planalto, quando do anúncio do resultado do Enem 2024. Como informa o g1.
Dessa maneira, o objetivo é promover a valorização do magistério e incentivar a docência no país.
Segundo a publicação, os cursos de licenciatura são graduações que preparam estudantes para atuar como professores em áreas do conhecimento específicas.
“O presidente vai lançar o programa Mais Professores que vai permitir uma série de anúncios importantes para garantir o reconhecimento e a valorização dos nossos professores no Brasil, principalmente, da Educação Básica”, informou Santana.
Assim, a ideia do Ministério da Educação é que os alunos que se inscrevam via Sisu para alguma vaga de curso de licenciatura já possam optar por ingressar no pé-de-meia Licenciatura.
Nesse sentido, as inscrições do Sisu começam nesta sexta-feira (17).
O detalhe é que, segundo Santa, apenas quem fez a última prova do Enem poderá participar de programa.
“Só vai poder ter acesso ao novo programa Pé de meia licenciatura quem fez o exame agora em 2024”,esclareceu Camilo Santana.
Assim sendo, o pé-de-meia licenciatura tem o objetivo de incentivar a formação de novos professores.
Portanto, até o momento, já foi anunciado que:
- O valor da bolsa será maior que R$ 500;
- A nota do Enem será usada para ingressar no programa; e
- O estudante terá uma poupança.
Leia mais no g1.