VEJA AGORA A COLUNA 5 FATOS DA CNN

  Quinta-feira, 26 de setembro de 2024
Adolescente brasileiro de 15 anos morre em ataque israelense no Líbano; Ali Kamal Abdallah estava acompanhado do pai, de nacionalidade paraguaia, quando foi atingido no Vale do Beqaa, a 30 quilômetros da capital Beirute, segundo autoridades Oriente Médio

Um adolescente brasileiro de 15 anos morreu em um ataque israelense no Líbano, segundo informação confirmada à CNN pelo Itamaraty. O jovem foi identificado como Ali Kamal Abdallah e estava acompanhado do pai, de nacionalidade paraguaia, quando foi atingido por um ataque aéreo no Vale do Beqaa, a 30 quilômetros da capital Beirute. Trata-se da primeira morte de brasileiro na escalada do conflito de Israel contra o Hezbollah. A embaixada Brasileira em Beirute está prestando assistência aos familiares. O irmão do brasileiro, Mohamed Kamal Abdalah, de 17 anos, sobreviveu ao ataque aéreo. A CNN apurou que Mohamed, acompanhada de uma irmã, está a caminho do Brasil para se reunir com a família em Foz do Iguaçu, no Paraná. A morte ocorre em meio à escalada de tensão na região, com Israel preparando uma possível incursão terrestre no sul do Líbano visando o Hezbollah enquanto intensifica os ataques aéreos.

 Horário de verão
Nos últimos cinco anos, os cenários energético e climático do Brasil se alteraram, e uma série de mudanças joga a favor do horário de verão — que foi suspenso em 2019 e pode retornar neste ano. A expansão de painéis solares, valor da conta de luz e o avanço do aquecimento global protagonizam este efeito. Esta é uma avaliação de membros do governo, especialistas e de Luiz Eduardo Barata, que esteve à frente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) quando o horário de verão foi suspenso e explicou estes impactos em entrevista à CNN. O objetivo do horário de verão é reduzir a demanda de energia entre 18h e 21h, em que há um aumento no consumo, ao viabilizar uso da luz solar em vez de artificial por uma hora a mais. Além disso, a medida permite ao sistema elétrico se utilizar da geração de energia solar para atender os consumidores nestes minutos.

Inflação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou durante o Brazil Conference 2024, do Banco Safra, que a inflação no Brasil continuará caindo sucessivamente neste ano e no próximo. Em 2023, a inflação medida pelo IPCA fechou em 4,62% no acumulado de 12 meses. Para este ano, a expectativa do Ministério da Fazenda é de 4,25%, número pouco inferior aos 4,37% estimados pelos consultados do Boletim Focus, do Banco Central (BC). A Fazenda prevê inflação de 3,4% para 2025. Neste caso, o descompasso com o Focus é maior, já que a sondagem prevê IPCA de 3,97% ao ano. A meta do BC é de 3%, com tolerância de até 4,5%.

Copa Libertadores

São Paulo e Botafogo ficaram no empate por 1 a 1 no tempo regular em jogo de volta das quartas de final da Libertadores, com gols de Almada e Calleri. Nos pênaltis, o time alvinegro levou a melhor por 5 a 4 e retorna a uma semifinal da Libertadores depois de 51 anos. Já o Atlético-MG venceu o Fluminense por 2 a 0 e avançou para a semifinal. O placar da disputa ficou em 2 a 1 no agregado, e teve como grande herói da partida o atacante Deyverson, responsável pelos gols do Galo. 

Nesta quinta-feira (26), Flamengo e Peñarol se enfrentam pelo jogo de volta, no Uruguai. No Maracanã, o time brasileiro perdeu por 1 a 0 e precisa reverter o resultado.

Eleições municipais

CNN dá sequência à série de entrevistas com os candidatos a vice-prefeito de São Paulo. Participam das transmissões os mais bem colocados no agregador de pesquisas eleitorais Índice CNN, selecionados de acordo com o resultado mais recente, com sete dias de antecedência. Nesta quinta-feira (26), a entrevistada será Lúcia França (PSB), vice de Tabata Amaral (PSB). Coronel Mello Araújo (PL), vice de Ricardo Nunes (MDB), foi entrevistado na terça-feira (24). José Anibal (PSDB), vice de José Luiz Datena (PSDB); e Coronel Priell Neto (Novo), vice de Marina Helena (Novo), serão entrevistados, respectivamente, na sexta-feira (27) e segunda-feira (30). As vices de Guilherme Boulos (PT) e Pablo Marçal (PRTB), respectivamente Marta Suplicy (PT) e Antônia de Jesus (PRTB), decidiram não participar. Suas entrevistas foram marcadas, respectivamente, para os dias 23 e 25 de setembro. As entrevistas são transmitidas primeiramente ao vivo no canal da CNN Brasil no YouTube, às 15h30, com exibição na TV no mesmo dia, às 23h30.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress