PURUS, AMAZONAS (AM) – “Não há trabalho nem amor dos políticos atuais com compromissos com a população de Pauini”, foi o que afirmaram no sábado (27), moradores considerados vulneráveis ainda fora dos programas sociais e de cidadania da Prefeitura governada sob a política de antigas famílias que apostariam na impunidade contra o erário nacional.
Interlocutores que migraram para fora do município, localizado à margem esquerda do rio Purus, a 2.115 quilômeros da capital Manaus – foram taxativos ao atribuírem a políticos do passado e atuais, a pecha de covardes e omissos ante o avanço dos casos de corrupção (ativa e passiva) em Pauini. Segundo eles, “a dilapidação do erário que continuaria sob um olhar complacente dos orgãos de controle de âmbito municipal precisa ser contida”.
As críticas dessa parcela da população pauiniense diz, em alto e bom som que, a parte maior dessas culpas recaem em cima de oponentes do atual prefeito Renato Afonso (PSD), justamente, “por não fazerem o dever de casa”. Cabe à oposição, atualmente, distribuida entre os pré-candidatos Israel Amorim e José OMAR Nunes, fazer o combate e representar os acusados que denunciam em público e nos bastitores à Justiça.
As fontes apontam ainda que a dupla tem se mantido calada, principalmente, em relação aos processos a que respondem ex-prefeitos e o atual junto aos tribunais de Contas (TCE-TCU) sob recomendação do Ministério Público (MPE-MPF) por irregularidades flagrantes em possíveis desvios de recursos da saúde, educação, infraestrutura, da promoção social e erradicação da pobreza, entre os outros em andamento.
Israel (mais conhecido como Zizico Amorim) é patrocinado pelo deputado federal Silas Câmara (PSC) e o senador Eduardo Braga (MDB), e José OMAR Nunes (PT), do partido do presidente Luís Inácio da Lula da Silva, são acusados também de não levarem às autoridades os casos de corrupção e irregularidades atribuídas ao prefeito Renato Afonso afiançado, supostamente pelo deputado federal Sidney Leite e o senador Omar Aziz, por não fiscalizarem emendas de suas autorias ao municipio.
“O gestor, em final de mandato, é acusado de irregualridades na prestação de contas do triênio 2021-23, recolhimentos indevidos de contribuições previdenciárias, suposta apropriação indébita de recursos do FUNDEF, precatórios do FUNDEF, descontos indevidos de salários, desrespeito às decisões da Justiça, sucatear a educação, saúde, a segurança pública, o conselho tutelar e inabilidade visível à frente do cargo”, reafirmaram dissidentes dos grupos políticos.
Por demonstrarem, praticamente, insensbilidade para com a manutenção de direitos dos cidadãos nativos, os atuais pré-candidatos, vereadores no mandato e de oponentes ao prefeito Renato Afonso (candidato à própria reeleição), moradores da cidade e do interior de Pauini, sugeriram a Israel AMORIM e OMAR Nunes, que deixem de conversa fiada em suas candidaturas e dêem lugar àqueles que venham a fazer um bom combate pelo fim dos ratos e ratazanas do erário pauniense”.
DIREITOS DOS CIDADÃOS LESADOS – Enquanto os atuais pré-candidatos pauinienses não se manifestam favoravelmente na defesa dos interesses da população em ao menos por saúde e educação de qualidade, geração de renda e emprego, segurança pública e alimentar focando nos mais pobres e extremamente pobres, “eles eternizam a velha política de uma só família”. Esses são os contapontos que o povo pretende erradicar do meio da polítia local, apontam entidades civis organizadas.
“Políticos carreiristas mentem, se passam por corceiros em peles de lobos e se tornam verdadeiros algozes do povo sem informação e conhecimento, assinala o consultor João Robeto Soares, 62. Segundo ele, a dupla Zizico e OMAR NUNES ainda não disseram a que vieram enquanto pré-candidatos.
Pauini tem a pior telefonia celular do Purus
A populaçaõ pauiniense, de acordo com levantamentos prévios sobre oe stado de caos na saúde, educação, na infraestrutura precária da cidade, o que se vê é o prefeito Renato Afonso (PSD), Israel Amorim (MDB) e Omar Nunes (PT) “por ainda não terem convencido o eleitorado em propostas e ações afirmativas reclamadas pela população que mais precisa”. Afirmam moradores que “a dupla vem entregando tudo ao principal inimigo dos cidadãos pauinienses”.
– Há no ar um clima de grande expectativa voltado para a entrada de um quarto nome na disputa e a possível renúncia de um dos vices na chapa de um dos três pré-candidatos, acrescentaram fontes familiarizadas com o assunto nos bastidores que revelam que o MDB lcoal está em busca de até R4 1,5 milhão para manter a campanha de pé.
Sem terminal hidroviário, pista de pouso inacabada já consumiu R$ 10 milhões
Enfim, nas plataformas de ação e trabalho dos dois principais pré-candidatos oponentes ao atual prefeito, Renato Afonso (Israel Amorim e Omar Nunes) não constam a execução de programas efetivos de saúde coletiva, segurança, saúde, moradia, lazer, previdência social, segurança alimentar, transporte, proteção à maternidade e à infância, à terceira idade, prestação continuada de oferta a assistência jurídica gratuita 24 horas, merenda escolar de qualidade, recuperação de dinheiro público desviado e muito menos, defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana, diz consultor João Roberto.
Israel e Luís Amorim, pai e filho, como oponentes a Renato Afonso, ainda não assumiram a dianteira contra atos de corrupção em Pauini.
OUTRO LADO – Enquanto isso, em 40 anos governada por representantes de clãs familiares acusados de dilapidarem, supostamente, os cofres da prefeitura, a educação e a saúde, no período, continuam falhas, por exibirem uma estrutura agravada por causa de devsios de dinheiro público e responspáveis “não serem punidos pelos tribunais”, diz João Roberto em estudo independente.
Opositores do prefeito continuam calados contra nepotismo, funcionários fantasmas, gastos desnecessários e atos ilegais na atual administracao
Na educação, foi verificada defasagem provocada pela má aplicação dos reursos públicos em reformas e ampliação de escolas urbanas, ribeirinhas e indígenas avaliadas por baixa qualidade de material empregado, bem como, baixa qualidade do ensino oferecido pela Prefeitura desde as gestões passadas e da atual no quadrienio 2021-24.
Na avaliação, também, a reportagem pode anotar que a causa da defasagem do ensino e da saúde da população pauiniense acusam ainda “salários insuficientes dos professores e a agentes de saúde comunitária” por haver um visível desinteresse dos gestores, secretários de Educação, Saúde, Finanças, Procuradores do município de Pauini do passado e atuais.
– Esses, os principais problemas não elencados, plenamente, pelos pré-candidatos a prefeito e vereadores de oposição aos irmãos Afonso, diz Francisco das Chagas, analista independente sediado na Capital Manaus e Sul do Estado.
XICO NERY (em 28.07.2024)
XICO NERY é Produtor Executivo de Rádio, Jornal, Televisão e Repórter Fotográfico. Trabalhou em A Notícia, Diário do Amazonas, Jornal O Povo do Amazonas, Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Agência Amazônia de Notícias (DF), em agências da Amazônia e países da SUDAMERICA.