SBGames 2024: Amazonas sedia, pela primeira vez, principal evento de jogos eletrônicos do Brasil

Pela primeira vez, Manaus sediará o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), no fim deste mês. A 23ª edição do principal evento nacional do segmento é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com organização do Governo do Amazonas, por meio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As inscrições estão abertas no site sbgames.org/sbgames2024.

O SBGames 2024 será realizado entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), localizada no bairro Parque Dez, zona centro-sul da cidade. Maior encontro acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, o simpósio terá quatro eventos em um único espaço, tornando Manaus a capital nacional dos games.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, explica que é uma grande honra para UEA sediar e organizar o evento. Ele ressalta, ainda, que a universidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de jogos na região Norte.

“A nossa Escola de Tecnologia conta com professores extremamente capacitados e que atuam com foco no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções. Os jogos eletrônicos estão dentro deste escopo e fazem parte de um mercado em ascensão. Por meio das iniciativas de nossos pesquisadores, a UEA contribui significativamente para o fortalecimento da economia da nossa região”, comentou.

Há duas décadas, o simpósio reúne professores, pesquisadores, estudantes, empresários do setor e o público em geral para conhecer os games feitos no Brasil, incentivar a formação de novos profissionais e discutir as perspectivas do mercado que gerou US$ 183,9 bilhões globalmente em 2023, segundo relatório da consultoria Newzoo.

O diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, afirma que o evento vai trazer os maiores pensadores do Brasil e do mundo na área de games para Manaus, o que ajudará a apresentar as possibilidades de um mercado promissor para milhares de jovens amazonenses.

“O desenvolvedor de jogos é a profissão do futuro. Na EST/UEA, também formamos capital humano especializado em jogos. Temos orgulho de dizer que, aqui em Manaus, em praticamente 90% de todas as startups que envolvem jogos eletrônicos tem alguém da universidade lá, tem nosso DNA.”, ressaltou.

Hoje, o Brasil é o maior mercado de games da América Latina e o 13º no ranking mundial, responsável por movimentar cerca de US$ 12 bilhões ao ano. Em 2023, o setor cresceu 3,2% em termos de quantidade de desenvolvedores. São mais de 1 mil estúdios abertos no país, sendo nove no Amazonas.

Programação

O SBGames é dividido em seis categorias, chamadas de trilhas científicas: Arte & Design, Computing, Cultura, Educação, Indústria e Saúde. Além disso, haverá dez principais atividades, dentre as quais: palestras, apresentação de livros, festivais de artes e de jogos, fórum de ensino de jogos digitais e de esportes eletrônicos, e tutorias.

Simultaneamente ao SBGames 2024, outras duas conferências e um simpósio da SBC ocorrerão na EST/UEA: 37th Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI 2024); 26th Virtual and Augmented Reality Symposium (SVR 2024); e 23rd International Federation for Information Processing – International Conference on Entertainment Computing (IFIP-ICEC).

Com edições já realizadas desde 2004 em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, o SBGames recebe participantes de todo o Brasil e também de países como Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Argentina, Uruguai e Peru.

Realização

Promovido pela SBC e organizado pela UEA, o SBGames 2024 tem o patrocínio do Instituto SiDi, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Pesquisas Eldorado e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal.

O simpósio conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam); Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Centro Universitário Fametro; Ludus Lab; Federação Amazonense de E-Sports (Faesp); e Coca-Cola Brasil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress