Rio Negro seca quatro centímetros com ‘repiquete’ após 11 dias de subida no Porto de Manaus

O fenômeno chamado “repiquete” caracteriza-se pela queda abrupta do nível do rio após um período de subida

Praia-Dourada

O rio de águas escuras pode estar entrando no fenômeno chamado “repiquete” – (Foto: João Dejacy/Rios de Notícias)

Rios de Notícias

MANAUS (AM) – Após 11 dias enchendo com uma alta de 40 centímetros, o Rio Negro voltou a secar nesta sexta-feira, 25/10, registrando 12,46 metros pela manhã no Porto de Manaus, uma queda de quatro centímetros.

O rio de águas escuras pode estar entrando no fenômeno chamado “repiquete”, que é basicamente um efeito sanfona, ou a queda abrupta do nível do rio após um período de subida.

Essa tendência repete o mesmo caso que ocorreu no ano passado, em 26 de outubro de 2023, quando o rio atingiu seu nível mais baixo, após 12 dias de subida na época.

No dia 4 deste mês, o rio alcançou a marca de 12,11 metros, estabelecendo, pelo segundo ano consecutivo, um novo recorde histórico em 122 anos de medições. No dia 13, o nível da água começou a subir novamente.

Ainda nesse momento, a seca continua a transformar a paisagem local, agravando os problemas enfrentados pelas comunidades, especialmente as mais vulneráveis. Com a redução do nível da água, a principal dificuldade é a locomoção de pessoas e o transporte de insumos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress