Representantes de movimentos estudantis da UEA realizam reunião na reitoria

Representantes discentes das escolas e centros superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam) estiveram presentes na Reitoria, no dia 18 de fevereiro, em uma reunião de alinhamento sobre a Resolução nº 01/2025 do Conselho Universitário da UEA (Consuniv).

Durante a reunião, foram esclarecidos os processos de decisão da resolução, aprovada em diálogo entre coordenadores de qualidade da UEA e aprovados pelo Consuniv. O Meiam identificou uma dispersão participativa discente junto às coordenações de curso e a coordenação de qualidade nas tratativas locais iniciais da resolução.

Após esclarecimentos, o pró-reitor de Ensino e Graduação, Prof. Dr. Fábio Carmo Plácido, e o coordenador geral de Qualidade, Prof. Dr. Raimundo Barradas, debateram aspectos que impactam na retenção e evasão de estudantes, além do que diz respeito às especificidades dos cursos e dos membros da comunidade acadêmica e acerca do alto índice de reprovações feitas por professores ainda não sensíveis aos dados da evasão discente da UEA.

A partir do exposto, foi encaminhado pelos estudantes o pedido de nova resolução, na qual seria revogada a atual, e solicitada a reformulação com redação no Art. 1, parágrafo 4b: “O estudante for reprovado três vezes por nota em um mesmo componente curricular”. Os demais termos da mesma serão mantidos. Para continuar o processo de difusão de informações, serão realizadas visitas nas escolas e encontros virtuais com centros superiores.

A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Prograd), a pedido da representante do Meiam, Izabel Munduruku, se comprometeu em elaborar um Termo de Compromisso e Plano de Orientação considerando as especificidades dos estudantes indígenas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress