Prefeitura é processada por falta de pagamentos no ‘Sou Manaus Passo a Paço’


Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) afirma que a Prefeitura não efetuou o pagamento de direitos autorais das músicas tocadas durante o festival


Manaus- O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) entrou nesta quarta-feira (25), com uma ação judicial contra a Prefeitura de Manaus, na gestão David Almeida. A ação se refere a falta de pagamento de direitos autorais das músicas tocadas durante o festival ‘Sou Manaus Passo a Paço 2024’, que aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de setembro.

(Foto: Montagem/ D24)

Segundo o escritório, os compositores das músicas que foram tocada no festival ainda não foram remunerados como é previsto na Lei dos Direitos Autorais (9.610/98).

“Como organizador do evento, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), deveria ter efetuado o pagamento dos direitos autorais de execução pública musical, como determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), mas a administração municipal se negou a remunerar os compositores”, afirma o escritório em nota.

O Ecad enfatizou que tentou entrar em contato com a prefeitura, mas diante das negativas, resolveu entrar com a ação. Nereu Silveira, gerente do órgão, afirmou ainda que nas edições de 2022 e 2023 do festival, a prefeitura também não realizou os pagamentos de direitos autorais.

“Tentamos por diversas vezes um contato com a Prefeitura de Manaus e com a ManausCult, pois sempre buscamos o caminho do diálogo para esclarecer quaisquer dúvidas e negociar o pagamento dos direitos autorais, que é um direito dos compositores. Mas não tivemos sucesso e, infelizmente, não conseguimos resolver a inadimplência do Festival Sou Manaus Passo a Paço em 2024. A única solução foi acionar a Justiça para defender os direitos dos criadores musicais”, afirmou Silveira.

O escritório afirmou também que não tem o número de compositores e artistas que devem receber os valores pois não recebeu da Prefeitura o roteiro musical com a lista das músicas tocadas no evento.

Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/amazonas/prefeitura-e-processada-por-falta-de-pagamentos-no-sou-manaus-passo-a-paco/

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress