Em vídeo postado nas redes sociais, passageira em voo aparece sentada em um assento próximo à janela, usando fones de ouvido e tentando ignorar o fato de estar sendo filmada sem autorização.
Por G1

O vídeo de uma mulher sendo filmada em um avião da companhia Gol por não ceder seu lugar a uma criança que estava chorando viralizou em diferentes redes sociais nos últimos dias. A postagem, inicialmente feita como crítica à postura da passageira, virou alvo de internautas e mexeu com especialistas em direito, psicólogos, mães, influencers e viajantes.
O ocorrido envolve questões como direito do consumidor, direito aeronáutico, psicologia infantil e maternidade, exposição indevida de imagem e o compartilhamento de conteúdo na internet.
Em entrevista ao Encontro, da TV Globo, na manhã desta sexta-feira (6), Jeniffer Castro, a passageira que não cedeu o lugar, afirmou que foi xingada “várias vezes” pela mulher que gravou o vídeo.
⚠️Quem fez as imagens e criticou Jeniffer no vídeo não foi a mãe da criança, mas, sim, uma outra passageira que originalmente não estava envolvida na troca de assentos e resolveu entrar na discussão.
Durante sua participação no programa, Jennifer contou: “No final, quando fui sair para pegar a mala, ela [a mulher que gravou o vídeo] estava atrás de mim. Ela falou assim: ‘Agora, você levanta, né?, sua imbecil’”.
Jeniffer disse que está sentindo medo de toda a situação e que não entende entender a repercussão do caso ou que as pessoas estão pensando.
“Estou mais com medo da minha segurança”, desabafou. “Está todo mundo mandando mensagem, perguntando onde moro.”
Jeniffer afirmou que medidas legais já estão sendo tomadas.
Leia, abaixo, sobre os seguintes temas (clique para navegar pela página):
- Postagem
- O que diz a mãe
- Assento pago
- Quem é Jeniffer
- O que diz a Anac
- O que diz a Gol
- É birra?
- Direito à imagem
📲 Postagem
▶️Tudo começou quando o perfil @marycomciencia postou no TikTok o vídeo que viralizou com um texto dizendo: “e minha mãe que encontrou uma pessoa sem empatia com criança”. O perfil @marycomciencia seria da filha da mulher que fez a filmagem.
Na imagem, uma passageira está sentada em um assento próximo à janela, usando fones de ouvido e tentando ignorar o fato de estar sendo filmada sem autorização. Jeniffer, a passageira exposta, ficou conhecida na internet como “diva do avião”.
A intenção da mulher que fez as imagens e da filha que postou o vídeo em seu perfil era, inicialmente, constranger a passageira que não quis ceder seu lugar para a criança. Jeniffer, no entanto, procura não se envolver na discussão e mantém, em grande parte da gravação, os olhos fechados.
“Estou gravando a sua cara porque você não tem empatia com as pessoas”, diz a voz no vídeo. E completa: “Isso é repugnante, no século 21, não ter empatia com uma criança. Se fosse com um adulto, tudo bem, agora com criança é demais”.
Ao fundo do vídeo, é possível ouvir uma voz feminina criticando Jeniffer e uma criança chorando. Depois que o caso tomou as redes sociais, os perfis de @marycomciencia foram desativados.
🗨️ O que diz a mãe
Em entrevista ao Portal Leo Dias, a mãe da criança, identificada apenas como Aline, disse que não solicitou a troca de assentos: “Quero deixar claro que, em nenhum momento, eu pedi, nem me direcionei à Jeniffer. Ela sabe disso, ela sabe que não fui eu que gravei o vídeo. Ninguém da família gravou vídeo”.
“É uma criança como qualquer outra criança dessa idade [4 anos], que em algumas situações vai se comportar de maneira inadequada. A gente tem que corrigir, e foi o que qualquer pessoa no voo, passageiros e comissários de bordo, presenciaram”, disse Aline