Em Brasília (DF), o senador Omar Aziz (PSD-AM) se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na manhã desta terça-feira (18/06), para discutir a iminente estiagem que ameaça o Amazonas neste segundo semestre. Em pauta, as medidas já em andamento pelo governo federal para minimizar os impactos da seca na população.
Além da preocupação com a estiagem no Estado, que neste ano tem previsão de ser até mais severa que a de 2023, Omar e Lula também trataram de dois projetos relevantes para a economia de Manaus e do interior. Foram abordados na reunião questões sobre o novo Porto da Manaus Moderna e a revitalização da rodovia BR-319, obras que utilizarão recursos federais por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Com orçamento de R$ 520 milhões, a futura instalação portuária da capital amazonense será de pequeno porte (ip4) e contará com terminal de passageiros e dois terminais de carga e pesqueiro. Em relação à estrada federal, o Ministério dos Transportes divulgou, na terça-feira (11/06) passada, um relatório em que atesta a possibilidade de conciliar preservação do meio ambiente e desenvolvimento regional para pavimentar a BR-319, que liga Manaus (AM) e Porto Velho (RO).
Leia mais:
Lula cobrou ministro sobre a BR-319 e Porto de Manaus durante reunião, diz Omar Aziz
Omar Aziz: “Tenho garantias do Lula que a ZFM não será afetada por reforma”
Para o senador Omar Aziz, estas duas obras com verbas do governo federal têm potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e da infraestrutura da região.
No final do encontro com Lula, Aziz destacou a importância do diálogo com o presidente da República, a quem chamou de “grande amigo”.
“O presidente Lula é um estadista, mas também um grande ser humano, com olhar apurado especialmente para as pessoas mais necessitadas. É sempre bom conversar e aprender um pouco sobre política, sobre Brasil e sobre o nosso povo com esse grande amigo”, elogiou Omar Aziz.
*Com informações da assessoria