Amom é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Nancy é tetraplégica.
*Luan Herman – Da Redação do Dia a Dia Notícia
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) oficializou nesta terça-feira (30), a candidatura à Prefeitura de Manaus, nas eleições municipais de 2024 durante convenção partidária da federação PSDB/Cidadania. O lançamento da candidatura gerou expectativas e até brincadeiras nas redes sociais. Na ocasião, o deputado anunciou a advogada Nancy Segadilha (Cidadania), para ser sua pré-candidata a vice na disputa. Os dois formam a primeira chapa pura e inclusiva, já que Segadilha é tetraplégica, ativista pela causa das pessoas com deficiência (PCDs) e Amom é autista.
“Nós temos os mesmos valores de lutas, eu acredito no Amon, eu sei a força que ele tem, a coragem para mudar o mundo, para transformar e eu vou fazer essa caminhada junto com ele. Todos os nossos candidatos, candidatas a vereadores que estão aqui acreditam numa Manaus melhor, numa Manaus muito viva”, disse Nancy durante evento.
Nancy Segadilha, é vice-presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CNDPcD), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).
“Eu não nasci com deficiência e foi um buraco na pista que me fez ficar tetraplégica. Hoje, em Manaus, nós não temos nem calçadas e eu sei que as pessoas sofrem com isso. Passei pela maior luta da minha vida que era sobreviver e superei com a força de uma mulher amazônida. Eu sei o que é se sentir excluída por uma sociedade em que não existem políticas públicas e com certeza eu não serei uma vice decorativa. Queremos uma Manaus diferente. E eu e o Amom temos os mesmo princípios, valores e lutas. Eu acredito nele e sei que ele vai dar a cara a tapa”, declarou Nancy Segadilha.
Há 19 anos, a advogada se tornou tetraplégica em um acidente de carro ocasionado pelo desvio de um buraco na rua. O movimento de chicote a fez perder a mobilidade corporal e quase perder o título de bacharel em direito. Após lutar pela sua vida, ela se formou e passou a trabalhar de forma obsessiva tanto pela acessibilidade, quanto pela garantia de direitos dos PCDs. Foi assim que iniciou a campanha “Inclusão dever de todos”.
Nancy Segadilha adquiriu experiência em direito civil voltado para pessoas com deficiência, atendendo diversas demandas desse público através da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (Caaam). Em 2020, concorreu às eleições pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), mas não obteve votos suficientes. No mesmo ano, atuou como secretária executiva adjunta da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) no Amazonas.
A escolha da advogada para a vice-candidatura ocorreu após uma avaliação em que coube a palavra final do senador Plínio Valério, presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), no Amazonas e da Federação PSDB-Cidadania.
“A Nancy representa não apenas uma mulher cadeirante, ela representa a esperança e a revolta para que um dia todos os corruptos paguem pela corrupção que fez ela ficar assim. Nós estamos aqui hoje para que a justiça seja feita para todos. Precisamos tirar os ladrões da prefeitura, do estado e do governo federal”, declarou Amom