A cinco dias da eleição, estudo ratifica resultado da grande maioria das pesquisas de que o futuro prefeito vai sair da disputa voto a voto.
BNC Amazonas
Pesquisa Action de intenção de voto no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Manaus aponta que vai ser mesmo no voto a voto. Conforme estudo divulgado neste dia 22 de outubro, a cinco dias da votação, portanto, Alberto Neto (PL) leva vantagem de 0,9 a 1% sobre o prefeito David Almeida (Avante).
Esse resultado é, respectivamente, com os votos nulos, brancos e indecisos e somente os válidos.
Conforme a pesquisa de intenção de voto que fez com 1.250 pessoas, de 17 a 21, Alberto Neto obteve 44,1% e Almeida, 43,2%. Os votos brancos e nulos são 9,7% e os indecisos, 3%.
Desconsiderados esse universo de 12,7%, os votos válidos apontam 50,5% para o candidato do PL de Bolsonaro, enquanto Almeida ficou com o restante, 49,5%.
Dessa forma, à luz da margem de erro de 3 pontos percentuais, a Action considera que a disputa em Manaus está empatada. A eleição, pois, vai ser decidida no voto a voto.
Analistas eleitorais alertam que a apuração das urnas pode revelar alta abstenção. A razão é que a semana do eleitor manauara acaba nesta quarta-feira, dia 23. Embolando feriados e pontos facultativos, servidores do estado e do município, incluindo os das escolas, só voltam às atividades no dia 29.
A pesquisa da Action foi domiciliar e foi registrada pelo TSE com AM-2.877/2024.