Barcelos (AM) — Aproximadamente uma tonelada do mineral vivianita, avaliado em R$ 1,8 milhão, foi apreendido, na última quarta-feira (29/5), em uma embarcação, no Rio Negro, nas proximidades de Barcelos, distante 399 quilômetros de Manaus. O material estava escondido em sacos camuflados entre latas para reciclagem.
A apreensão foi realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) dentro de uma embarcação, durante fiscalização na Base Fluvial Arpão 2, durante fiscalização no ferry boat Raul Araújo. Durante a inspeção, os policiais militares, coordenados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), detectaram objetos suspeitos dentro dos sacos de lona preenchidos com as latas amassadas.
A polícia solicitou à tripulação que abrisse um dos sacos para verificação. Após a abertura, os policiais constataram a presença de pedras de vivianita, cuja origem foi comprovada pela perícia realizada pela equipe do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). O minério é considerado raro e de alto valor comercial.
Todos os sacos com as mesmas características foram abertos, dentro dos quais foram apreendidos ao todo 936 quilos do mineral. Toda a apreensão foi avaliada em R$ 1.872.000,00.
Procedimento
Todo o mineral apreendido foi encaminhado para a equipe da Polícia Civil (PC-AM), onde o comandante da embarcação foi responsabilizado. As investigações seguirão em curso para identificar os responsáveis pela extração.