Risco de nova pandemia é considerado baixo, mas pasta recomenda reforço de medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias
Por Alice Cravo
— Brasília
07/01/2025
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/C/d/YEk6cmRear2w1IYsTEpQ/close-up-em-jovem-adulto-doente.jpg)
RESUMO
O Ministério da Saúde acompanha um novo surto de vírus reiratório na China, o HPMV, que tem causado infecções respiratórias, especialmente em crianças. Até o momento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não emitiu alerta internacional, mas a pasta afirmou que está em constante comunicação com autoridades, incluindo a China para monitorar o avanço dos casos.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China apontou que houve um aumento nas infecções respiratórias agudas, incluindo a gripe.
A pasta considera baixo o risco de uma nova pandemia, mas recomendou o reforço das medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias, como a vacinação contra a covid-19 e a gripe.
Medidas de higiene, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou o uso de álcool em gel também são recomendados para a prevenção, assim como o uso de máscaras em locais fechados e com aglomerações.