Até o momento, dois dos cinco melhores colocados na intenção de voto têm se empenhado no convite nas redes sociais
Da Redação do BNC Amazonas
Até o dia 5 de agosto, daqui a dez dias, portanto, todos os candidatos a prefeito de Manaus deverão estar com suas chapas definidas, vices revelados e concorrentes a vereador em campo.
Para fazer da convenção um ato que passe uma mensagem otimista, que estimule o eleitor e os aliados na disputa que vai levar a segundo turno, conforme as pesquisas, pelo menos dois dos cinco melhores colocados na intenção de voto têm se empenhado no convite nas redes sociais.
Em uma nova era de eleição, o uso da internet é uma ferramenta fundamental para conquistar o voto do eleitorado.
Desse grupo que aparecem bem nas pesquisas, o jovem deputado Amom Mandel (Cidadania) se destaca entre os demais desde o seu início na política, há quatro anos.
Prova disso é a fenomenal votação que obteria no pleito de 2022, quando a população amazonense lhe deu o título de deputado mais votado do país proporcionalmente.
Adepto do contato virtual com seu eleitor, Mandel nesta eleição municipal repete a estratégia de criatividade nas suas mensagens.
Por exemplo, no convite para a convenção, se inspirou no universo do bruxo Harry Potter, personagem a quem também dizem que Amom se assemellha. Veja:
HOMEM DE BOLSONARO
O deputado Alberto Neto (PL), candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro, era tudo como neopolítico que se destacava em redes sociais quando lançou candidatura a deputado federal em 2018. Nessa época, ele era capitão da Polícia Militar do Amazonas.
Reeleito à Câmara em 2022, ele ainda detém expressiva base de seguidores nas redes. São 1,5 mil no Facebook, 286 mil no Instagram, 7, 87 mil inscritos no YouTube e 9 mil seguidores no X (Antigo Twitter).
A convenção do PL em Manaus vai ser no dia 3 de agosto, mesma data do evento de David Almeida.
Apesar de ativo nas redes sociais, ele ainda não publicou nenhum post para chamar simpatizantes para a convenção. No entanto, já está com a chapa formada com a vice Maria do Carmo, com as benção de Bolsonaro
O CANDIDATO À REELEIÇÃO
Prefeito da capital, David Almeida (Avante) não explora tanto suas redes sociais, diretamente.
Suas mensagens até quando a lei eleitoral permitiu eram focadas nas realizações da gestão e na inauguração de dezenas de obras.
Almeida vai fazer convenção no dia 3 de agosto. Nos seus perfis em redes sociais ainda não há menção ao evento. Até o momento, só um convite tem circulado pelo WhatsApp para a convenção. Veja:
O NOME DO GOVERNADOR
O deputado Roberto Cidade (União Brasil), escolhido pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, em um racha com o prefeito David Almeida, procura se adaptar ao uso mais incisivo da internet.
Para a convenção do dia 3 de agosto, Cidade ainda não se manifestou nas redes.
O INDICADO DE LULA
Marcelo Ramos, desde o início das redes sociais sempre foi muito presente na divulgação dos feitos do seu mandato. Sobretudo, quando foi escolhido vice-presidente da Câmara dos Deputados.
Essa atuação no universo virtual deve ter contribuído para seu prodígio de chegar a tão elevado posto no parlamento nacional em seu primeiro mandato federal.
Contudo, esse prestígio não lhe garantiu a reeleição. Ramos, ferrenho opositor de Bolsonaro e seus aliados, foi vítima do “gabinete do ódio” da mídia ultra-direitista.
Agora, indicado por Lula e orientado por seu marketing de campanha, Ramos mudou o tom do modo de conversar com o eleitor de esquerda e centro-esquerda, pensando talvez até em conquistar voto de seguidores de Bolsonaro.
Ramos suavizou o modo de falar, também pressionado pelo desempenho do seu principal concorrente a uma vaga no segundo turno.
Afinal de contas, o eleitor de Manaus já deu várias provas da sua preferência bolsonarista, em que pese o modo como a população foi tratada pelo então governo. Por exemplo, na tragédia da covid, fato que entrou para a história do Amazonas por sua desgraça.
Fotomontagem: Alex Fidelis/ BNC Amazonas