POLÍTICA – Gleisi diz que PT esperava mais prefeitos, mas vê reconstrução

Foto: Reprodução

O PT elegeu prefeitos em 252 cidades nas eleições municipais de 2024, bem atrás do Centrão, mas Gleisi Hoffmann vê motivos para comemorar

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann (PR), falou sobre uma reconstrução do partido, nesta segunda-feira (28/10), ao comentar os resultados das eleições municipais de 2024.

Gleisi avaliou, em pronunciamento a jornalistas na sede do PT em Brasília, que o partido sofreu com a crise política de 2013, que acabou culminando com o impechment da então presidente Dilma Rousseff (PT) dois anos depois. “Uma crise que ainda tem seus efeitos hoje, embora já tenha arrefecido um pouco o que foi em 2020, quando tinha muito mais ação contrária à nossa liderança, inclusive de violência física. Ainda assim a gente sente muito essa desconstrução do partido. Por isso que, na nossa avaliação, há um processo de reconstrução do partido nas eleições municipais”, disse a parlamentar.

O levantamento do Metrópoles indica que o PT conquistou 252 prefeituras, dos 5.520 municípios que tiveram os resultados das urnas eletrônicas oficializados pelo TSE, considerando o primeiro e o segundo turno.

Gleisi Hoffmann reforçou que ter o governo federal, como é o caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como cabo eleitoral não significa que o partido conseguirá um número maior de prefeituras.

“É óbvio que, por ter a presidência da República, havia uma expectativa do PT ter números maiores do que tem. Eu diria que até uma expectativa mais externa do que interna. Mas havia essa expectativa. E isso mostra que o fato de você ter o governo federal não quer dizer que você vai ter vitórias nas eleições municipais.

Assim como você ter a maioria dos prefeitos nos municípios não significa que você vai ser derrotado nas eleições nacionais”, enfatizou a presidente do PT, lembrando que Lula venceu opleito nacional em um momento de fraqueza do PT no cenário municipal.Bolsonaro, em que a prefeitura foi conquistada pelo vencedor voto a voto. Como é o caso de Fortaleza (CE), onde Evandro Leitão (PT) conquistou a prefeitura com 716.133 votos, conquistando 50,38% dos votos válidos, contra os 705.295 votos de André Fernandes (PL). 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress