- PorDaniel Brito
- 6 de fevereiro de 2025

A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) e o Comando Militar da Amazônia (CMA) abriram diálogo para firmar parcerias estratégicas com foco nas áreas de tecnologia e geopolítica, contribuindo para a segurança nacional e defesa do meio ambiente em todo o país.
O pontapé inicial foi dado durante reunião na sede do CMA, localizada no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus, na segunda-feira (03/02). De acordo com o diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, esta é a terceira frente de trabalho em desenvolvimento pela universidade junto ao Exército Brasileiro.
“Estamos sempre à disposição para dialogar sobre parcerias estratégicas que reforcem o papel da ciência, da tecnologia e da inovação no desenvolvimento do Amazonas e na defesa do meio ambiente. Nosso compromisso com a pesquisa de ponta e a formação de profissionais capacitados nos permite atuar em áreas estratégicas. A aproximação com o Exército Brasileiro fortalece esse trabalho, unindo esforços para enfrentar desafios contemporâneos e garantir que nossa soberania e biodiversidade sejam protegidas com base na ciência e na inovação”, disse o reitor André Zogahib.
“Desde o ano passado, a UEA tem um termo de cooperação técnica com o IME (Instituto Militar de Engenharia). Na semana passada, a EST foi a Brasília, a convite do Exército, apresentar suas expertises e discutir novas parcerias. Agora, o CMA também nos convida para trabalhar em conjunto. Portanto, são parcerias promissoras não só para o Amazonas, mas para o Brasil, pois temos muito a contribuir”, pontuou o diretor da EST/UEA.
A comitiva da universidade foi recebida pelo Comandante Militar da Amazônia, general Costa Neves. Além do diretor Jucimar, participaram da reunião o coordenador de pós-graduação lato sensu da EST/UEA, Prof. Dr. Antônio Kieling, o Prof. Dr. Ricardo Barboza e o secretário acadêmico da unidade, Willem Almeida.
Participaram, ainda, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, e o ex-reitor, Hidembergue Frota.

Parcerias promissoras
Em novembro do ano passado, a reitoria da UEA firmou um termo de cooperação técnica com o IME para esforços acadêmicos, técnicos e científicos, e compartilhamento de infraestrutura. Desde então, a universidade e o instituto trabalham para desenvolver projetos em conjunto.
Em janeiro deste ano, a convite do Exército, a direção da EST/UEA viajou a Brasília para participar do “Intercâmbio de Conhecimentos e Estudo de Trabalhos em Parceria”, no Forte Caxias, Quartel-general do Exército. O evento foi promovido pelo chefe de Comando, Controle e Informação (C²I), do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), general de divisão Washington Rocha Triani.
Na ocasião, o Exército apresentou suas necessidades atuais nas áreas de tecnologia e inovação e, em contrapartida, a comitiva da EST/UEA fez uma demonstração de suas expertises nos respectivos segmentos. Desenvolvimento de software e ferramentas de Inteligência Artificial (IA) estiveram no centro das discussões.
Fotos: Divulgação