Esquema na merenda escolar: David Almeida culpa gestão anterior e ex-prefeito Arthur Neto reage

A Operação Sem Sabor mobilizou 30 policiais federais para o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em residências e sedes de empresas na capital amazonense

Esquema na merenda escolar: David Almeida culpa gestão anterior e ex-prefeito Arthur Neto reage
Júlio Gadelha – Rios de Notícias

MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o ex-prefeito Arthur Neto trocaram acusações após a Polícia Federal deflagrar, na manhã de terça-feira, 25/2, uma operação que revelou um esquema de corrupção na compra de merenda escolar.

Diante da repercussão da operação, a atual gestão da Prefeitura de Manaus rapidamente se posicionou, atribuindo a responsabilidade ao governo anterior. Em nota, destacou que a investigação trata de “fatos ocorridos em 2020, durante a gestão anterior”. A Prefeitura também afirmou que “reitera seu compromisso em somar, nos esforços das autoridades competentes, para elucidar quaisquer tópicos que lhe competirem pontuar”.

Além disso, a administração atual ressaltou que implementou medidas de modernização e transparência na educação, sendo premiada com o “Selo Ouro” pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), em dezembro de 2024.

O ex-prefeito Arthur Virgílio Neto, por sua vez, reagiu com indignação às declarações da atual gestão. Em nota pública, afirmou: “Infelizmente, não me surpreende que a política amazonense continue utilizando esse tipo de estratégia, que considero baixa, desleal e perversa. Ele reforçou que deixou a prefeitura em 2020 e teve todas as suas contas aprovadas por unanimidade pelos órgãos de controle.

O ex-mandatário também defendeu sua trajetória política e sua reputação: “Quando um homem sério — e todos sabem que sou um homem sério — se dirige a qualquer lugar, antes de chegar, sua honradez chegou primeiro“. Ele concluiu afirmando que “não é a primeira vez que me difamam e no final a vencedora será minha honradez. Busco a paz, mas nunca fugirei da guerra”.

Operação da PF

Operação Sem Sabor mobilizou 30 policiais federais para o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em residências e sedes de empresas na capital amazonense.

As investigações foram iniciadas a partir de uma ação popular e auditorias do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União, que identificaram irregularidades na contratação da fornecedora dos kits de merenda.

Há indícios de direcionamento da contratação, superfaturamento e movimentações financeiras suspeitas entre empresas envolvidas no certame. Além disso, o levantamento bancário revelou que parte dos valores pagos pela Prefeitura foi imediatamente repassada a uma das empresas concorrentes, sugerindo uma atuação coordenada para beneficiar a fornecedora.

Confira abaixo as notas na íntegra:

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Manaus esclarece que a operação “Sem Sabor”, realizada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira, 25/2, se trata de uma investigação referente a fatos ocorridos em 2020, ou seja, durante a gestão anterior.

No que diz respeito à atual gestão, modernizamos a gestão e elevamos a qualidade na educação, ocupando o topo no ranking dos melhores índices. Nossa atual política de transparência foi premiada com “Selo Ouro”, em dezembro de 2024, pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), comprovando o sucesso das medidas que tomamos na área.

A prefeitura reitera seu compromisso em somar, nos esforços das autoridades competentes, para elucidar quaisquer tópicos que lhe competirem pontuar.

Nota Pública – Arthur Virgílio Neto – Ex-prefeito de Manaus

Infelizmente, não me surpreende que a política amazonense continue utilizando esse tipo de estratégia, que considero baixa, desleal e perversa.

Não me causa estranheza que alguns blogs e jornais também repliquem esse tipo de informação, que não tem respaldo na realidade. Estamos em 2025.

Saí da prefeitura em 2020, tive todas as contas aprovadas por todos os órgãos de controle, e todas por unanimidade. Não temo nenhum tipo de revés. Não fiz riquezas, nunca cometi nenhum ato desmoralizador, como avançar no erário.

Acredito que até meus adversários, os dignos, sabem: jamais deixei de ter a consciência limpa e tranquila. Não luto por cargos para me manter imune, não sou daqueles que precisam de mandatos para ficar em liberdade.

Quando um homem sério — e todos sabem que sou um homem sério — se dirige a qualquer lugar, antes de chegar, sua honradez chegou primeiro. Um homem de respeito sempre chega logo após sua honradez. Não é a primeira vez que me difamam e no final a vencedora será minha honradez. Busco a paz, mas nunca fugirei da guerra

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress