ELEIÇÕES 2026 a difícil missão do senador Omar Aziz retornar ao governo do Amazonas

Por Robson Carvalho

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia. Na pauta, apreciação de autoridade sabatinada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e dos demais itens constantes da pauta publicada pela Secretaria-Geral da Mesa. Em pronunciamento, à bancada. senador Omar Aziz (PSD-AM). Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Compartilhe

O senador Omar Aziz (PSD) terá uma difícil missão para tentar retornar ao governo do Amazonas em 2026. Nome colocado como um dos pretensos candidatos, não depende só dele para consolidar o intento. Tem toda uma engenharia política com resultados imprevisíveis.

Aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Omar Aziz terá que lutar e torcer muito para que o presidente consiga reverter a desaprovação em alta, segundo as últimas pesquisas, muito pelas atitudes de Lula, falando asneiras que é muito bem explorado pela oposição e também pelo péssimo desempenho na economia.

O presidente Lula não segue seguir as orientações da assessoria de comunicação e tem sido muito criticado até por aliados. Lula ainda não percebeu ou não entendeu a mudança radical e veloz na comunicação dos últimos seis anos.

A maioria dos críticos do presidente e alguns aliados concordam que lula tem que parar de falar no ex-presidente Bolsonaro. Quanto mais fala,  critica ou joga a culpa de sua administração no ex-presidente, mais aumenta sua rejeição e beneficia Bolsonaro.

Lula tem sentido o fato de não circular nas ruas, nos eventos oficiais e nas viagens internacionais, sem sofrer bulling da população por onde circula.

Recentemente mudou de secretário de comunicação, mas pouco ou nada surtiu efeito, mas pela insistência do presidente em quebrar protocolos e improvisar, na maioria das vezes, falando errado ou sem conhecimento ou domínio de determinados assuntos.

De uma forma ou outra, se Omar Aziz espera ou acredita que possa contar com o apoio do presidente Lula para alavancar a sua pretensa candidatura ao governo do Amazonas, terá que contar com um ‘milagre’ e uma mudança radical da postura do presidente.

WILSON, DAVID, BRAGA, PREFEITOS E O ELEITOR

Não bastasse esse desafio do apoio do presidente Lula, o jogo de xadrez da política no Amazonas, apontam mais problemas para as pretensões do senador Omar Aziz.

Sozinho, numa chapa puro-sangue do PSD, fica praticamente impossível o senador chegar ao governo.

Omar que até agora tem contado com o apoio do prefeito de Manaus, David Almeida, reeleito com grande vantagem nas últimas eleições, precisa viabilizar bem mais o seu nome para chegar com gordura suficiente nas eleições ano que vem. Tabém poderá contar com o apoio do senador Eduardo Braga (MDB).

Contar com o apoio de prefeitos reeleitos e novatos nos municípios do Amazonas nem sempre é garantia de votos reais nas eleições. Inexplicavelmente, muitos prefeitos que ‘juram’ apoio hoje, cumprem o juramento depois.

WILSON LIMA É O CORINGA

Neste momento, o governador Wilson Lima ainda é o principal ‘coringa’ das eleições de 2026. Pelo andar da carruagem, o governador deverá concorrer a uma das duas vagas ao senado federal, sim.

Mesmo em meio a críticas nas áreas de saúde e Segurança, Lima tem tempo para solucionar ou melhorar as duas pastas e para os mais atentos, é bom observar que o governador está investindo pesado no interior do estado.

Interior, lembra prefeitos, que lembra a necessidade de serviços e repasses do governo para inúmeras soluções. Aí, volta a questão do ‘apoio’ garantido por tal prefeito. A velha ou antiga política que está mais atual que nunca, mostra historicamente que o governador sempre terá mais peso do que o amigo senador, do deputado federal e do estadual.

DAVID COM A FACA E O QUEIJO NAS MÃOS

Se tudo isso corroborar para as pretensões de Omar Aziz, na sua missão de retornar ao governo até o ano que vem, ainda tem um outra e talvez o maior obstáculo chamado David Almeida.

David é hoje o ‘queridinho da cidade, o MegaStar, aquele que todos querem fazer self para postar nas redes sociais como amigo do prefeito. Carismático, David apostou alto na reeleição numa chapa puro-sangue com o amigo de infância Rento Júnior e se deu bem.

Dispensou possíveis indicados dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga. Se perdesse as eleições, estaria ‘fora do game’, mas não. Ganhou inclusive da máquina do governo que indicou e apoio o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o deputado Roberto Cidade.

O prefeito de Manaus ficou mais forte que nunca e agora pode decidir, se quiser, disputar as próximas eleições com grande chance de realizar outro grande sonho, de ser o governador do Amazonas.

Omar, Braga, o saudoso Amazonino Mendes, todos foram prefeitos e depois governadores do Amazonas. Por tanto, David Almeida também tem essa possibilidade e pode realiza-la nas próximas eleições.

CENÁRIOS NACIONAIS APONTAM MUDANÇAS

Um almoço recentemente entre Gilberto Kassab, presidente do PSD, em São Paulo, também apontam mudanças drásticas no cenário político nacional.

Se o PSD abandonar o bardo do PT, seria mais um dificuldade que Omar teria pela frente para conseguir chegar ao governo em 2026.

Diante de todas essas situações e conjecturas políticas, é preciso observar melhor e esperar pelos próximos capítulos desse filme: A difícil missão de Omar até 2026.

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia. Na pauta, apreciação de autoridade sabatinada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e dos demais itens constantes da pauta publicada pela Secretaria-Geral da Mesa. Em pronunciamento, à bancada. senador Omar Aziz (PSD-AM).

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress