Itacoatiara e Parintins, segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do interior, com mais de 70 mil eleitores, vão protagonizar quatro convenções que mostram o grau de disputa política no interior do Amazonas.
Ao mesmo tempo, os atos revelam o nível de polarização de disputa de poder no Estado.
Isso porque os quatro candidatos que polarizam os pleitos locais escolheram mesmo dia e mesmo horário para oficializar suas candidaturas.
Parintins
Por exemplo, em Parintins, Brena Dianná (União), apoiada pelo governador Wilson Lima (União), vai realizar sua convenção no dia 4/8, às 17h, no maior espaço público da cidade, o Bumbódromo.
O local é administrado pelo governo do Estado.
O adversário de Brena, Mateus Assayag (PSD), apoiado pelo prefeito local, Bi Garcia, também realizará seu ato no domingo, dia 4. A hora marcada: 17h.
Mateus deve realizar seu evento no Ginásio Rubem dos Santos. Trata-se do maior espaço público coberto de Parintins. O local pertence à Prefeitura.
Itacoatiara
Em Itacoatiara, o confronto ocorrerá no sábado, 3/8, também em mesmo horário, 17h.
O deputado estadual Cabo Maciel (PL), apoiado pelo governador União Lima (União), oficializará sua candidatura a prefeito no Clube de Cabos e Soldados do município.
A convenção do prefeito Mário Abrahim (Republicanos), candidato à reeleição, será no estacionamento do Centro de Eventos Juracena Holanda.
Polarização
Detalhe nesses dois municípios está na ancoragem das quatro candidaturas.
É possível notar que, de um lado, está o governador e, de outro, o MDB, de Eduardo Braga, e o PSD, de Omar Aziz.
Essa polarização está mais clara em Parintins. Em Itacoatiara, o PSD ficou com o Cabo Maciel.
Mas, no geral, o objetivo é o mesmo: trabalhar 2024 como parte da campanha de 2026.
A eleição que se avizinha escolherá o novo governador do Amazonas. No mesmo pleito, elegerá os dois novos senadores da República pelo estado.