ELEIÇÕES 2024 – Com deputado Alberto Neto, bolsonarismo regride nas eleições em Manaus

Da esquerda para direita, deputado federal Capitão Alberto Neto e ex-presidente Jair Bolsonaro (Composição de Paulo Dutra/Cenarium)

Jefferson Ramos – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O pré-candidato à Prefeitura de Manaus, deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), um dos principais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caiu quase um ponto percentual na intenção de voto da pesquisa do Instituto Pontual, divulgada na segunda-feira, 22. A análise se dá com base nas pesquisas do instituto realizadas em abril, sob o número AM-09521/2024, e em julho, com o número AM-04187/2024.

Na pesquisa eleitoral de abril, Alberto Neto aparecia na terceira colocação, com 9,1% da intenção dos votos. Três meses depois, a porcentagem de intenção de votos do parlamentar e pré-candidato à Prefeitura de Manaus bolsonarista caiu para quarta colocação, registrando 8,5% dos votos.

Pesquisa estimulada realizada pela Pontual em abril (Reprodução/Pontual)
Pesquisa estimulada realizada pela Pontual em julho (Reprodução/Pontual)

O pré-candidato à prefeitura da capital amazonense e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), ocupou a terceira colocação onde estava Alberto Neto anteriormente. Comparada com a pesquisa de abril, Roberto Cidade teve crescimento de 3,8%.

PUBLICIDADE

No intervalo entre as duas pesquisas, a rejeição de Alberto Neto subiu de 5,8% para 7,9%. O aumento foi de 2,1% no período de quase três meses. A primeiro foi realizada nos dias 12 e 16 de abril e a segunda foi realizada nos dias 14 e 18 de julho. Ambas foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Polarização diagnosticada

Pesquisa eleitoral divulgada pela empresa Perspectiva – Mercado e Opinião, em novembro de 2023, aponta que 40,8% da população em Manaus se identifica com a corrente ideológica de direita (extrema direita, centro-direita e direita), considerando a proporção de pessoas questionadas no levantamento. No Brasil, este pensamento ideológico foi a base do movimento que levou golpistas a acamparem em frente a quartéis em 2022 e a invadirem a sede dos Três Poderes, em Brasília, em janeiro deste ano.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 a 31 de outubro deste ano, de forma híbrida, com entrevistas por telefone e de maneira domiciliar. A amostra foi de 2 mil entrevistas e a pergunta respondida foi: “Como o(a) sr(a) deve saber que muitas pessoas quando fala de política, usa os termos esquerda e direita. Qual delas você mais se encaixa?“.

Do total da porcentagem, 1,6% se identificava com a extrema direita e 29,5% se intitulava de direita. Quanto à centro-direita, foram 9,7% dos entrevistados. Ainda falando sobre identificação, 9,7% se disseram de centro-direita; 11,6% afirmaram ser de centro; 3,2% se identificaram como esquerda; 0,5% eram de extrema esquerda; e, por fim, 30,4% disseram não se identificar com nenhuma das opções.

Direita e extrema direita são ideologias políticas com visões e crenças parecidas, principalmente no que diz respeito à liberdade e economia. O cientista social Jefferson Barbosa, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), explicou, ao jornal da instituição, que o extremista político é contrário às instituições representativas, à contraposição de ideias e a deliberações de caráter que representam a vontade da maioria.

Onda bolsonarista

Capitão da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Alberto Neto foi eleito pelo Republicanos deputado federal, em 2018, na esteira da onda bolsonarista. Em 2022, última eleição geral, reelegeu-se deputado federal.

Em 2020, o parlamentar já havia concorrido à Prefeitura de Manaus pelo Republicanos. Terminou o pleito na quinta colocação com 76,5 mil votos, atrás do seu rival político, ex-superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), coronel Menezes (Progressistas).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress