O Dia das Crianças é uma data importante para o comércio, impulsionando as vendas de forma significativa. Para 2024, a expectativa é que o varejo movimente cerca de R$ 8,13 bilhões, o que representa um aumento de 12,8% em comparação a 2023, quando o volume foi de R$ 16 bilhões. Os dados são estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, explica: “é o período ideal para aumentar o faturamento no varejo, por isso desenvolver e aplicar estratégias de vendas como promoções e ter um planejamento bem alinhado podem ajudar a se destacar dos demais comércios”.
“A chave é entender o que emociona e envolve tanto as crianças quanto os pais, criando uma jornada de compra inesquecível e oferecendo valor além do produto”, detalha o executivo. Além disso, Dias elenca cinco dicas essenciais para a data comemorativa, visando auxíliar empreendedores de diversos segmentos.
Planejamento é fundamental
Dias destaca que, antes de adotar qualquer estratégia de vendas, é imprescindível investir em um bom planejamento.
“Um bom planejamento é fundamental para que os resultados aconteçam. Ele deve levar em conta tecnologias disponíveis, segurança, logística, produtos, atendimento personalizado e, por fim, o pós-vendas”.
Aposte na tecnologia
“Investir em uma plataforma de e-commerce, sistema integrado de vendas como o PDV e implementar uma estratégia omnichannel são diferenciais para captar e reter mais clientes no Dia das Crianças, porque permite que o empreendedor ofereça uma melhor experiência de compra”, recomenda Dias.
Os consumidores buscam cada vez mais conveniência e boas experiências de compra. Não precisar se deslocar para adquirir um produto ou consultar avaliações online são exemplos disso.
Promoções e descontos
Descontos são grandes atrativos para o público brasileiro, especialmente em datas como o Dia das Crianças. Promoções podem ser decisivas para conquistar novos clientes, atraindo e fidelizando novos consumidores.
Dias sugere que as ofertas sejam direcionadas aos itens que melhor atendem ao público-alvo. O executivo ainda defende que as promoções podem ter diferentes formatos, como cupons ou ‘leve dois e pague um’. Uma dica é que os varejistas liberem descontos nos itens mais procurados dos sites.
Segurança é prioridade
Com o aumento das compras online, especialmente em datas comemorativas, garantir a segurança é essencial. Golpes virtuais se tornam mais frequentes e os consumidores querem ter certeza de que suas compras serão seguras.
“Contrate uma plataforma que faça uma atualização de permissão de acesso e implante meios que certifiquem a autenticidade e segurança da loja online”, aconselha o executivo.
São os pequenos ajustes que contribuem para uma estratégia mais eficaz no negócio.
Não esqueça o pós-venda
Após colocar as estratégias em prática, é importante analisar os resultados. De acordo com Dias, uma análise anual de todas as métricas das campanhas realizadas na data é o mais recomendado.
“Isso ajuda a planejar futuras ações e aprimorar estratégias de vendas”, finaliza o executivo.