- PorAmanda Gonzalez
- 6 de março de 2025

O professor Tiago Fonseca dos Santos do Centro de Estudo Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (Cest/UEA) está entre os dez contemplados da 5ª edição do Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas, Arquivo Nacional. O docente se destacou na pesquisa sobre a ditadura militar na Amazônia.
Intitulado “Apurar e informar: as operações organizadas para cercear as articulações do indigenismo católico progressista nos anos de chumbo na Amazônia”, o estudo alcançou a sétima posição da categoria “Artigos Acadêmicos”. O texto trata, resumidamente, sobre a utilização do aparato estatal para a espionagem e a violência política contra missionários religiosos, indigenistas e lideranças indígenas na década de 1970.
Segundo o autor, o artigo é resultado de parte da pesquisa desenvolvida ao longo dos últimos cinco anos sobre a ditadura militar na Amazônia, alcançados por meio de entrevistas com ativistas sociais daquele tempo, buscas em arquivos físicos sobre personagens, eventos, instituições, etc.
“Foram apenas dois trabalhos inscritos de pesquisadores da região norte. Logo, estar entre os classificados tem ainda maior significado. É motivo de alegria demonstrar aos estudantes a repercussão nacional das pesquisas, aquelas da região norte, sobretudo do interior”, disse o professor.
O docente já tem utilizado dados da pesquisa em forma de estudo junto aos discentes da unidade acadêmica. Para ele, isso pode incentivar a pesquisa e olhar sobre a construção da narrativa histórica. “Apesar de ser uma conquista individual, tem uma dimensão coletiva. É um estímulo importante para os estudantes. Além disso, reforça a importância da pesquisa e da universidade na Amazônia”.
O texto será publicado em uma edição especial organizada pelo Arquivo Nacional, formato e-book e, também, brochura.
Prêmio Pesquisa Memórias Reveladas
Desde 2010, o Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas tem premiado vários participantes que apresentam resultados de pesquisas com base em fontes documentais referentes ao período da ditadura militar brasileira e suas consequências em anos posteriores, sob a guarda ou não do Arquivo Nacional.
Nesta edição foram laureados artigos acadêmicos, projetos pedagógicos e materiais de comunicação.