
Reis tem se reunido sistematicamente com vereadores para fortalecer a sua candidatura, que já é uma unanimidade na base governista formada por partidos como Avante, Agir, PSD, MDB e Republicanos
David Reis intensifica articulações para assumir a presidência da CMM em 2025 – (Foto: Reprodução/ CMM)
MANAUS (AM) – A disputa pela presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) está ganhando força. O vereador David Reis (Avante) surge como o principal candidato, contando com o apoio direto do prefeito David Almeida (Avante). Reis tem se reunido sistematicamente com vereadores para fortalecer a sua candidatura, que já é uma unanimidade na base governista formada por partidos como Avante, Agir, PSD, MDB e Republicanos.
Nos últimos dias, Reis intensificou encontros com vereadores de diferentes siglas, incluindo membros da oposição, que até então eram liderados por Caio André (União) aliado do governador Wilson Lima (União). Com a saída de Caio André, que não conseguiu a reeleição, a oposição mostra sinais de fragmentação, o que abriu espaço para articulações favoráveis a Reis.
Com o desmembramento da oposição e a ausência de uma liderança consolidada, alguns vereadores oposicionistas têm sinalizado apoio a Reis. Diego Afonso (União), que chegou a cogitar uma candidatura, recentemente apareceu em uma foto com Reis, selando o alinhamento.
Outros vereadores que antes estavam na oposição, como Yomara Lins (Podemos), Thaysa Lippy (PRD), Jaildo Oliveira (PV), Allan Campelo (Podemos), Marcelo Serafim (PSB), Professora Jacqueline (União), Rosivaldo Cordovil (PSDB), Everton Assis (União), Ivo Neto (PMB) e Raiff Matos (PL) também participaram de reuniões com Reis.
Entre os novos vereadores eleitos, Reis tem conquistado apoio de Sergio Baré (PRD), Saimon Bessa (União), Marcos Castilho (União), Aldenor Lima (União), Rodinei Ramos (Avante), João Paulo Janjão (Agir) e Carlos Pai Amado (Avante).
Apoio estratégico e desafios
Nos bastidores, Reis é visto como “Porto Seguro” do prefeito sendo um nome capaz de trazer estabilidade à gestão municipal, especialmente após um ano marcado por denúncias de corrupção e uma reeleição complicada para Almeida.
Além disso, sua relação com o prefeito é reforçada pelo fato de seu pai, Sabá Reis, ser titular da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), uma das pastas mais relevantes em orçamento e estrutura na Prefeitura.
A favor de Reis, pesam o apoio dos servidores da Casa e seu histórico de fortalecimento da estrutura dos mandatos, como o aumento da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), o “cotão” dos vereadores.
O peso da presidência da CMM
Ser presidente da Câmara é gerir um orçamento de R$ 301,2 milhões em 2025, além de comandar contratações de bens e serviços. O cargo concede ao presidente poder de pautar projetos, definindo o que será votado e quando, o que pode acelerar ou atrasar matérias de interesse.
Candidatura de oposição
Rodrigo Guedes (Progressistas) anunciou sua candidatura à presidência durante a última sessão do ano, em 13/12, afirmando que sua chapa representa uma alternativa a uma Câmara subordinada à Prefeitura.
“Eu coloquei meu nome à disposição para quem não quiser uma gestão submissa à Prefeitura de Manaus. O candidato do prefeito será o David Reis, e eu sempre lutei por uma Câmara independente, com uma gestão coletiva. Não vamos fazer da Câmara uma extensão da Prefeitura”, declarou Guedes.

A eleição, marcada para janeiro de 2025, promete ser uma disputa decisiva para determinar os rumos da CMM e sua relação com o Executivo Municipal.
Por: Rios de Notícias