Nos outros três, a vitória foi para o Capitão Alberto Neto (PL)
online@acritica.com
(Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)
O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), venceu o primeiro turno em 10 dos 13 colégios eleitorais de manaus. Nos outros três, a vitória foi para o Capitão Alberto Neto (PL). Ambos estão garantidos no segundo turno com uma votação geral de 32,16% do atual prefeito contra 24,94% para o deputado federal. A diferença é de 7,22%, considerada baixa. Nenhum dos outros candidatos à prefeitura ganhou em qualquer um dos colégios eleitorais de Manaus. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A 31ª zona eleitoral foi a que deu mais votos para David Almeida. Ele venceu por 38,8% (24.736 votos) contra 20,86% (13.296) para Alberto Neto. O bairro Morro da Liberdade, reduto do atual prefeito, é desta zona. Também fazem parte os bairros Betânia, Crespo, Educandos, Colônia Oliveira Machado, Mauazinho, São Lázaro, Santa Luzia, Vila Buriti e arredores.
O prefeito também venceu nas duas zonas que incluem o eleitorado da zona rural. A primeira é a 40ª zona, dos bairros Alvorada I e II, Dom Pedro, Lírio do Vale, Nova Esperança, Santo Agostinho, parte da zona rural e arredores. A segunda é a 68ª zona eleitoral, que inclui Jorge Teixeira ( o bairro mais populoso da capital, com 133 mil habitantes), Puraquequara e a outra parte das seções da zona rural.
Outras zonas que deram vitória ao atual prefeito foram a 62ª (Lagoa Azul, Santa Etelvina, Paz, Planalto, Redenção, Tarumã e arredores); a 65ª(Colônia Terra Nova, Monte das Oliveiras, Nova Cidade, Novo Israel e arredores); a 63ª (Gilberto Mestrinho, São José Operário, Tancredo Neves e arredores); 59ª (Armando Mendes, Colônia Antônio Aleixo, Coroado, Zumbi e arredores); 32ª (Compensa, Glória, Santo Antônio, São Jorge, Vila da Prata e arredores); 70ª (Cidade de Deus, Novo aleixo e arredores); e 37ª(Japiim, Petrópolis, São Francisco e arredores).
Alberto Neto
Já o candidato Capitão Alberto Neto venceu em três zonas eleitorais. Uma delas, a 58ª ZE, é onde está o bairro Cidade Nova, o segundo mais populoso da capital (124 mil habitantes), segundo o Censo IBGE 2022. Nesta mesma zona, também estão Colônia Santo Antônio e arredores. Foram 28,06% dos votos para o bolsonarista contra 27,33% para David Almeida.
O deputado federal também levou na 2ª zona eleitoral (Aleixo, Flores, Parque 10 de Novembro e arredores), onde recebeu a melhor votação da cidade, de 30,29% (20.386 votos). Ele também ganhou na 1ª zona, dos bairros Adrianópolis, Cachoeirinha, Centro, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Aparecida, Praça 14 de Janeiro, Raiz, Presidente Vargas, São Geraldo e arredores.