Reportagem: Ricardo Chaves.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) pode instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostos pagamentos a empresas associadas a pessoas próximas ao prefeito de Manaus, David Almeida. A informação foi divulgada pelo vereador Lissandro Breval (Progressistas).
Durante a sessão desta segunda-feira, 16, o parlamentar afirmou ter reunido as 14 assinaturas necessárias para a instalação da CPI.
O pedido foi protocolado no mesmo dia na Procuradoria Legislativa da CMM, que agora deve emitir um parecer sobre a admissibilidade da investigação. A Procuradoria vai avaliar se o requerimento atende às exigências do Regimento Interno da CMM, da Constituição Federal e da Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman).
Em nota à BandNews Difusora FM, a Câmara confirmou o recebimento do requerimento e informou que o Regimento Interno não estabelece um prazo para que a Procuradoria emita um parecer, seja ele favorável ou contrário à admissibilidade da CPI. Caso o parecer seja favorável, uma reunião para a instalação da CPI deverá ser agendada.
Entre os vereadores que assinaram o pedido de CPI estão: Lissandro Breval, Caio André de Oliveira, Diego Afonso, Dr. Daniel Vasconcelos, Elissandro Bessa, Éverton Assis, Capitão Carpê, João Carlos Mello, Marcelo Serafim, Márcio Tavares, Professora Jacqueline, Rodrigo Guedes, Thaysa Lippy e William Alemão.
A BandNews Difusora FM buscou a Prefeitura de Manaus para um posicionamento sobre o pedido de abertura da CPI e as alegações da solicitação, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.