Valdemar Costa Neto, presidente do PL, afirmou à CNN que a desistência de Biden já era esperada
Parlamentares publicaram mensagens para incentivar a campanha do ex-presidente Donald Trump à presidência dos Estados Unidos
Rebeca Borgesda CNN
Parlamentares da oposição ao governo Lula (PT) usaram as redes sociais para comemorar a desistência de Joe Biden da candidatura nas eleições norte-americanas. O presidente dos Estados Unidos anunciou neste domingo (21) que deixará a corrida eleitoral.
Deputados e senadores de partidos da oposição afirmam que a desistência de Biden demonstra a “fraqueza” do Partido Democrata e crescimento da direita nos Estados Unidos.
Em publicação no X, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou: “Biden EUA está fora! Quando o Biden brasileiro vai sair?”
Leia mais
- Democratas defenderão legado de Biden com foco em números econômicos, diz especialista à CNN
- Líderes estrangeiros comentam desistência de Biden da campanha presidencial; veja reações
- Desistência de Biden é “prova de amor” aos EUA, diz Barack Obama
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, afirmou à CNN que a desistência de Biden já era esperada. “Vamos ver como se comporta o partido”, analisou. Valdemar também disse que Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos cotada para assumir a disputa contra Trump, não se destacou ao longo do mandato.
Outros parlamentares também incentivaram a campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. “Agora: Biden admite sua fraqueza e desiste da corrida presidencial! Go, Trump!”, afirmou a deputada Caroline de Toni (PL-SC) em publicação no X.
“A pressão dentro do Partido Democrata e o fortalecimento de Trump mostram que a população está buscando alternativas conservadoras para resolver os problemas do país. A direita está mais forte do que nunca”, afirmou o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS).
Em nota, o deputado Sargento Gonçalves (PL-RN) disse que a desistência em meio à tentativa de assassinato contra Trump “reforça a resiliência e a determinação do movimento conservador”.
O deputado Coronel Telhada (PP-SP) também comentou o caso e afirmou que este é um “momento crucial para a direita”.
Biden é primeiro presidente dos EUA a desistir de reeleição em mais de 5 décadas