Com o objetivo de promover uma discussão sobre os mecanismos implementados para a consolidação dos programas de pós-graduação, o Seminário de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi realizado nesta terça-feira (23/07), no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), localizado na Av. Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez de Novembro.
No último mês de julho, a UEA recebeu a aprovação de dois cursos de doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além disso, ao longo de 2023, a UEA aprovou, junto à Capes, cinco novos cursos de pós-graduação: doutorado em Letras e Artes, doutorado em Direito Ambiental, mestrado em Música, mestrado em Engenharia Elétrica e mestrado acadêmico em Geografia. A partir das novas conquistas em 2024, a universidade passará a contar com 23 cursos de mestrado, dez de doutorado, além de 200 cursos de especialização.
“Quero agradecer todo o apoio da Capes, sem o apoio de vocês, não teríamos conseguido avançar tão rápido em tão pouco tempo. A gente tem se esforçado muito para tentar cumprir com essas questões, buscando inserir mais cursos de pós-graduação na nossa universidade”, destacou o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib.
O seminário contou com a presença do Prof. Dr. Antônio Gomes de Souza Filho, diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que proferiu a palestra de abertura com o tema: “A autoavaliação da pós-graduação stricto sensu e a avaliação quadrienal multidimensional”. Estavam presentes também os seguintes professores: Dr. Ângelo Ricardo de Souza, coordenador da área de educação, Dr. Eduardo Winter, coordenador da área interdisciplinar e Dra. Daiane Folle, consultora educativa: Inovações Educacionais.
O evento foi destinado as coordenações dos programas de Pós-Graduação. O evento foi transmitido via canal da UEA no YouTube, confira na íntegra: