Após decolar do México, avião com Lula apresenta falha e entra em órbita

Piloto foi obrigado a ficar dando voltas para queimar combustível e ter condições de pousar

O avião Airbus A319 presidencial brasileiro, de matrícula FAB 2101, designado como VC-1 na Força Aérea Brasileira (FAB), realizou procedimentos de espera em voo (órbitas) após decolar da Cidade do México, capital do México, com o Presidente Lula da Silva (PT) a bordo e apresentar um problema técnico.

A situação foi acompanhada pelo canal “Golf Oscar Romeo” que mostra o rastreamento em tempo real do avião na plataforma ADS-B Exchange.

Segundo nota disponibilizada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz, apesar do problema técnico, os pilotos contornaram a situação realizando as órbitas para gastar combustível, para que a aeronave ficasse dentro do peso máximo de pous

“Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10). Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, diz a nota.

Leia mais em Aeroin.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress