Acadêmicas indígenas da UEA apresentam trabalho em Congresso Internacional

A equipe apresentou pesquisas que versam sobre identidade do caboclo amazônico e as narrativas Ticuna, a partir da leitura de “NOSSO POVO” TORÜ DUǕ’ǕGÜ

As acadêmicas Tatiana Panduro, Ingrid Marcela (de etnia Ticuna) e Alzilene Reis (da etnia Kokama), do curso Pedagogia Intercultural Indígena e Letras do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA), participaram do V Congresso Internacional Mundos Indígenas (Coimi). O evento foi realizado entre os dias 20 e 23 de agosto, em Boa Vista, Roraima.

A equipe apresentou pesquisas que versam sobre identidade do caboclo amazônico e as narrativas Ticuna, a partir da leitura de “NOSSO POVO” TORÜ DUǕ’ǕGÜ”, livro organizado pelo Prof. Dr. Pedro Papozo, do Cestb/UEA. Os trabalhos foram orientados pela Profª. Dra. Gabriela Fernandes, que também esteve no evento.

A participação, além de ser um passo importante na carreira acadêmica, além de um importante espaço de diálogo e aprendizado, possibilitou, também, às alunas uma reconexão com suas ancestralidades por meio do compartilhamento de experiências e histórias com indígenas de diversas etnias presentes no V Coimi.

Sobre o evento

O V Coimi tem o objetivo de ampliar os diálogos entre investigadores indígenas e não indígenas, construir outros caminhos epistemológicos, históricos, políticos, decoloniais e interdisciplinares sobre arte, educação, cultura, ancestralidade e perspectivas para o bem-viver.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress