MEIO AMBIENTE – Cúpula do clima COP29 enfrenta impasse de US$250 bilhões e tem prazo estourado

Sede da cúpula do clima COP29 em Baku, Azerbaijão 22/11/2024 REUTERS/Maxim Shemetov

Sede da cúpula do clima COP29 em Baku, Azerbaijão 22/11/2024 REUTERS/Maxim Shemetov© Thomson Reuters

Por Valerie Volcovici e Gloria Dickie

BAKU (Reuters) – A cúpula do clima COP29 ultrapassou o prazo originalmente estabelecido, nesta sexta-feira, depois que um acordo preliminar propondo que as nações desenvolvidas assumissem a liderança para fornecer 250 bilhões de dólares por ano em financiamento climático até 2035 gerou críticas de todos os lados.

Mostrando algum progresso no final da sexta-feira, a presidência da COP29 divulgou o que espera ser um acordo final para resolver as regras em torno dos mercados de carbono.

No entanto, os governos mundiais ainda trabalhavam até tarde da noite na cúpula climática da ONU para elaborar um amplo plano de financiamento para enfrentar as mudanças climáticas.

As negociações de duas semanas, realizadas na capital do Azerbaijão, Baku, foram marcadas por divisões entre os países ricos, que lutam contra custos altos, e os países em desenvolvimento, que pressionam por mais recursos.

Muitos esperavam, até o final da sexta-feira, que a proposta de 250 bilhões de dólares pudesse ainda ser maior.

“Estou muito irritado. É ridículo, simplesmente ridículo”, disse o enviado climático do Panamá, Juan Carlos Monterrey Gomez, criticando a meta proposta como muito baixa.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress