Brasil abre G20 com foco na pobreza, fome e desigualdade

Brasil abre G20 com foco na pobreza, fome e desigualdade

As reuniões acontecem no Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo.

Com foco em combater a pobreza, a fome e a desigualdade, o Brasil abre nesta segunda-feira (18) a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. Durante o evento, o país encerra sua presidência do grupo e transfere o comando para a África do Sul.

O encontro traz propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à reforma da governança global. Nesse sentido, a agenda brasileira inclui iniciativas como a taxação global de bilionários, inspirada no economista Gabriel Zucman. A medida propõe uma alíquota de 2% sobre grandes fortunas.

Com isso, seriam arrecadados até US$ 250 bilhões por ano para financiar projetos sociais e ambientais. Embora haja apoio de França, África do Sul e outros países, a proposta enfrenta resistência de Estados Unidos e Alemanha.

As reuniões acontecem no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, e contarão com debates sobre sustentabilidade, transições energéticas e governança global.

Antes da cúpula, o Brasil promoveu o G20 Social, uma iniciativa que reuniu organizações civis e acadêmicas para elaborar contribuições ao documento final do encontro. Além disso, as reuniões incluirão recepções oficiais, jantares e reuniões bilaterais entre chefes de Estado e governo.

Por fim, há um forte esquema de segurança com bloqueios em partes do Rio de Janeiro. Essa operação reflete a importância do evento, que marca o fim da presidência brasileira no grupo e traça os próximos desafios globais.

Leia mais na Agência Brasil.

Foto: divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress