Instituto Butantan doa mil exemplares da obra “Serpentes da Amazônia – Guia Ilustrado” para a UEA

Mais de mil exemplares da obra “Serpentes da Amazônia – Guia Ilustrado” foram doadas pelo Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A solenidade de entrega das obras foi realizada nesta quinta-feira (12/9), na Reitoria da UEA, localizada na avenida Djalma Batista, 3.578, Flores.

A iniciativa foi realizada por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e tem o objetivo de incrementar o acervo bibliográfico da universidade e disponibilizar o acesso a comunidade universitária na capital e no interior. As obras também serão distribuídas para outras instituições parceiras de ensino e pesquisa no Amazonas como: Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Fiocruz Amazônia; Comando Militar da Amazônia (CMA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).

Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, é uma honra para a UEA receber os exemplares da obra e destacou o quão desafiador é produzir uma obra, principalmente o guia ilustrado. “Vejo a qualidade de todas as informações que estão disponibilizadas no material. E, para nós da nossa região, é algo fantástico. O Instituto Butantan é uma referência nacional. E é uma honra para a UEA, uma universidade tão nova, ter parceiros como vocês. Isso só nos engrandece. Meu sentimento é de gratidão e que possamos desenvolver novas parcerias, principalmente na pesquisa”, enfatizou o reitor.

A obra foi organizada pelos biólogos Otávio Marques, do Instituto Butantan; André Eterovic, da Universidade Federal do ABC (Ufabc); Márcio Martins, do Instituto de Biociência (Ibusp); e Ivan Sazima, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Ao escrever este livro, nosso maior intuito foi com que ele fosse acessível para todos, acadêmicos ou ribeirinhos. São aspectos que ajudam as pessoas a conhecerem mais sobre nossa biodiversidade. É gratificante saber que este livro chegou para quem precisa”, comenta Otávio Marques, pesquisador do Laboratório de Ecologia e Evolução do Butantan.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Roberto Mubarac, agradeceu a todos os parceiros que concretizaram as doações para a região, a Aeronáutica e o Exército. “Após uma visita ao Instituto para conhecer a infraestrutura e os programas de pós-graduação do Butantan, tivemos diversos diálogos e começamos as tratativas para as parcerias entre as duas instituições. O livro faz uma catalogação das serpentes da região e é de extrema importância para que se entenda o reconhecimento das espécies no atendimento das vacinas. Nos sentimos muito orgulhosos de uma parceria que ainda está se concretizando, mas que já nasce muito profícua com a doação dessa brilhante obra”, pontuou.

Participaram da solenidade a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UEA), Sheyla Lobo; a coordenadora de Pesquisa da Propesp/UEA, Prof.ª Dra. Jessica Mie Ferreira Koyama Takahashi; e a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu da Propesp/UEA, Prof.ª Dra. Patrícia Melchionna Albuquerque.

Sobre o Instituto Butantan

O Instituto Butantan é o maior produtor de vacinas e soros da América Latina e o principal produtor de imunobiológicos do Brasil. Referência mundial de eficiência e qualidade, é responsável pela maioria dos soros hiperimunes utilizados no Brasil contra venenos de animais peçonhentos, toxinas bacterianas e o vírus da raiva. Também responde por grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, produzindo 100% das vacinas contra o vírus influenza usadas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Fotos: Gustavo Pereira/Ascom UEA

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress