Pedidos de reforço na segurança levam em consideração histórico de violência local em pleitos e fatos atuais, como os de Eirunepé
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, 4, o envio de tropas federais para reforçar a segurança em 38 cidades do interior do Amazonas.
Entre os municípios que receberão tropas das Forças Armadas estão os três maiores colégios eleitorais do interior do estado. São eles: Manacapuru, Itacoatiara e Parintins.
Sob a presidência do desembargador João Simões, o TRE-AM também aprovou pedidos de reforço para cidades com históricos e de relatos atuais de violência política.
Por exemplo, Borba, onde o prefeito local, Simão Peixoto, agradiu com um soco o presidente da ALE-AM, nas eleições de 2022, terá pleito com efeitivos federais.
O TRE-AM também aprovou reforço federal de segurança para Eirunepé. Nesse colégio eleitoral, há registro de intimidação contra uma candidatura mulher à prefeitura local.
Próximo passo
A decisão foi publicada no Diário Oficial do TRE-AM e enviada ao Tribunal Superior Eleitoral. Além da presença dos federais, o Pleno aprovou a participação da Polícia Militar do Amazonas, como parte integrante da Segurança prevista para o pleito, tanto em Manaus quanto nos municípios do estado.
- Coari
- Manacapuru
- Borba
- Fonte Boa
- Japurá
- Autazes
- Codajás
- Eirunepé
- Humaitá
- São Gabriel da Cachoeira
- Presidente Figueiredo
- Canutama
- Barcelos
- Novo Aripuanã
- Maués
- Manicoré
- Boca do Acre
- Tefé
- Juruá
- Carauari
- Lábrea
- Alvarães
- Uarini
- Nova Olinda do Norte
- Benjamin Constant
- Guajará
- Santo Antônio do Iça
- Tonantins
- Tabatinga
- Itacoatiara
- Atalaia do Norte
- Maraã
- Iranduba
- São Paulo de Olivença
- Amaturá
- Santa Isabel do Rio Negro
- Parintins
- Rio Preto da Eva
Foto: Arquivo/TRE-AM