Starlink cumpre a ordem do STF de bloquear o X no Brasil, mas questiona a legalidade da decisão e inicia processo judicial para revertê-la.
A Starlink, empresa de Elon Musk, anunciou nesta terça-feira (3/9) que está cumprindo a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para bloquear o acesso à rede social X no Brasil.
Em uma postagem no próprio X, a companhia afirmou que, apesar de cumprir a determinação, considera a ordem “grosseiramente ilegal” e já iniciou um processo judicial no STF para contestá-la.
A empresa também destacou que, apesar de ter seus ativos congelados e estar impedida de realizar transações financeiras no Brasil, continua explorando todas as vias legais para reverter a decisão.
A Starlink afirmou que outras entidades também compartilham da opinião de que as recentes ordens do ministro Moraes violam a Constituição brasileira.
A decisão de bloqueio foi inicialmente desobedecida pela Starlink na última segunda-feira (2/9), o que aumentou as tensões entre o Brasil e as empresas de Musk.
A situação se agravou quando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ameaçou sancionar a Starlink, após o STF ter mantido a decisão de banir o X do país.
Leia mais na CNN Brasil
Foto: banco de imagens