MANAUS (AM) – Uma escola materno infantil localizada da periferia da Capital Manaus entrou no radar da robótica e criou o primeiro experimento tecnológico dessa cadeia de inovação na educação básica da atualidade. O experimento contou com o incentivo da Prefeitura Municipal de Manaus.
Professores e alunos dessa área do Centro Municipal de Educação Infantil Cacilda Pinto de Lima da DDZ Leste 2, construíram um “robô mascote” de jogo. O projeto foi elaborado pelos mesmos baseados na plataforma Scratch Jr.
Sobre o assunto, a diretiva do DDZ Leste 2 sob a chancela das professoras Rosilene da Silva Batista, Kellyana da Silva Maciel e equipe, “o experimento, agora, transformado em um robô criado anda através de motor retirado de carrinho de controle remoto, fala através de mini-caixa de som e utiliza diversos materiais reciclados, como papelão, latinha, entre outros”.
Na inicial dessa ação inovadora, até chegar ao ponto de destaque do experimento robótico, a escola foi contemplada com o incentivo do “Projeto PROCURUMIN” por meio da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) cujo objetivo é introduzir a educação de programação em robótica para a educação infantil e professores que atendem as demandas da área.
De forma surpreendente, a escola buscou esse apoio institucional com a escola obteve inserção de seu projeto e “atualmente está inserida no mundo da robótica no âmbito da educação da Capital Manaus”. O projeto incentivou alunos e professores a avançar e agora atende as demandas da área, “ajudando-os a trabalhar a aprendizagem criativa dos alunos”, eles arremataram.
XICO NERY – Jornalista
Não contém vírus.www.avast.com |