Alunos da Liga de Hepatologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizam a ação social “Julho Amarelo” nesta quarta-feira (24/07), das 8h às 12h. A ação, que busca a conscientização sobre hepatites virais, ocorrerá na área externa da FHAJ, localizada na av. Carvalho Leal, 1.778, Cachoeirinha, e oferecerá 400 testes rápidos de hepatites B e C, destinado ao público adulto.
O objetivo da ação é estimular que a população faça os testes para a pesquisa das hepatites, que são doenças silenciosas, e são caracterizadas como problema de saúde pública.
De acordo com a professora da UEA, Cristina Melo, a ação social é voltada para o público adulto seja paciente ou não da Fundação Hospital Adriano Jorge.
“Durante toda a manhã estaremos oferecendo 400 testes. Quem vai fazer os testes são os alunos da Liga de Hepatologia, que é uma liga que eu sou responsável. Então, contaremos com o apoio da FVS, que fornecerá os testes e o ônibus. Existe um ônibus próprio para testagem que vai ficar estacionado nas dependências da Fundação”.
O que são as hepatites virais?
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Elas são causadas por vírus e algumas hepatites são causadas pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.