Agora, a universidade tem 23 cursos de mestrado e dez de doutorado.
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulgou neste dia 18 de julho que os cursos de doutorado em enfermagem em saúde pública e educação em ciências na Amazônia foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
“Investimos muito no fortalecimento da educação, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Hoje, conseguimos dar mais um passo importante para a realização dos sonhos de nossos docentes e discentes, especialmente das áreas contempladas. É o momento de celebrar e colher os frutos que são resultado de muito trabalho”, afirmou o reitor André Zogahib.
Produção científica
Para a UEA, o curso de enfermagem atende a uma demanda social da região Norte.
PUBLICIDADE
Consulte o Corretor de imóveis
https://wa.me/p/7204829992911907/559285231506
“É a oportunidade de avançar na formação e no desenvolvimento acadêmico e profissional de enfermeiros na região amazônica”, disse a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública, Amélia Sicsú.
Segundo ela, o curso de doutorado incentiva a pesquisa de alto nível, resultando em uma maior produção de conhecimento científico e de tecnologias aderentes à realidade regional.
“Isso não apenas enriquece o acervo acadêmico da instituição mas, também, contribui para a disseminação de boas práticas em enfermagem e saúde pública, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral”.
O curso terá como área de concentração “práticas de enfermagem em saúde pública na Amazônia”, que abrange estudos relacionados ao processo saúde-doença-cuidado, além de ter como enfoque a inovação tecnológica para o cuidado individual e coletivo.
Conforme a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências na Amazônia, Caroline Barroncas, esse é o primeiro doutorado acadêmico na área do ensino no Amazonas e o terceiro na região Norte.
Dessa forma, o doutorado da Amazônia tem como área de concentração “educação em ciências e ensino na Amazônia”.