No Amazonas, mais de 308 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em um ano

O novo documento tem como objetivo integrar os dados de identificação do cidadão de forma segura.

Por g1 AM

O agendamento para emitir o documento deve ser feito através do site da SSP-AM. — Foto: Divulgação

Mais de 308 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs) foram emitidas no primeiro ano de lançamento do documento. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

O novo documento tem como objetivo integrar os dados de identificação do cidadão de forma segura e estabelecer um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação, com redução das fraudes.

No Amazonas, a emissão das CINs teve início simultaneamente em todos os 62 municípios do estado. O agendamento para emitir o documento deve ser feito através do site da SSP-AM (ssp.am.gob.br). Na capital, os interessados também podem agendar presencialmente em uma das unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

Neste momento, o documento não é obrigatório. O Registro Geral (RG) ainda tem validade até 2032, por isso, a recomendação das autoridades é que o novo registro seja feito preferencialmente por aqueles que não possuem documento de identidade ou que estão com o RG expedido há mais de 10 anos.

A CIN também, após recebida pelo cidadão, pode ser acessada de forma digital, podendo ser baixada no celular. Para acessar o documento em sua versão digital o cidadão precisa estar cadastrado no aplicativo Gov.Br, do Governo Federal, e seguir as orientações oferecidas pela plataforma.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress