UEA sedia VI Congresso Internacional de Saúde Pública

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), iniciou na manhã de quinta-feira 13/06, o “VI Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras (Cisif)”. O encontro ocorre durante os dias 13 e 14 de junho, na Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA, e tem transmissão ao vivo para todo o Amazonas pelo sistema de Telemedicina e redes socias do Simeam.

Foto: Valcinei Cunha/Ascom UEA

O evento é voltado ao atendimento à saúde da população, e visa fomentar a atuação dos médicos sobre os dilemas da atualidade, além de promover o desenvolvimento da saúde pública na região. Principalmente na qualificação dos profissionais para o atendimento ao bem-estar das pessoas que moram no interior e nas fronteiras do estado.

Antônio Palhares, diretor da ESA/UEA

Segundo o professor Antônio Palhares, o congresso internacional tem um enfoque na geografia da saúde, principalmente, na saúde do interior e das fronteiras, em especial no Amazonas, e a instituição fica feliz em sediar o evento.

“O evento tem uma grande importância muito grande para sabermos como enfrentar os desafios na área da saúde, nos ajuda encontrar soluções, discutir ideias, e ver o que está funcionando, bem como, nas estratégias para atender as pessoas que estão mais distantes dos grandes centros e ter uma observação especial das particularidades da nossa região. A UEA fica muito satisfeita de sediar esse evento aqui na instituição, em parceria com as entidades envolvidas, e o Simeam, organizador do evento”, explicou.

Mário Vianna, presidente do Simeam.

O presidente do Simeam, Dr. Mário Vianna, menciona a relevância do evento para os profissionais da saúde. “O congresso promete discutir exatamente como melhorar a saúde do interior. Então, a gente busca convencer aqui os estudantes que vão se formar, os residentes que já estão se especializando na área médica, na área de Fisioterapia, Odontologia e nas demais áreas relacionadas da saúde”, mencionou.

Isabelle Prado, estudante de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), enfatiza que o Congresso vai permitir uma troca de conhecimentos e experiências. “Eu, como acadêmica de medicina, vejo esse evento como um momento oportuno e crucial para conhecer os desafios que o médico enfrenta para levar uma saúde de qualidade a quem precisa, além de promover a conscientização e ações concretas para a melhoria da saúde e bem-estar das comunidades no Amazonas e aos lugares distantes da nossa região”, enfatizou.

O evento também busca melhorar a logística para a assistência de saúde no interior, com estantes apresentando equipamentos e soluções exatamente para esses locais de difícil acesso, nas áreas dos 62 municípios do interior do estado.

A mesa de abertura da solenidade contou com a presença do Prof. Dr. Antônio Eduardo Martinez Palhares, diretor da ESA/UEA, que na ocasião, também, representou o magnífico Reitor André Luiz Nunes Zogahib; do presidente do Simeam, Dr Mário Vianna; da presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), Tatiana Amorim; do secretário municipal de saúde de Manaus (Semsa), Djalma Pinheiro Pessoa Coelho; do Contra-almirante médico da marinha do Brasil, Carlos Edson Martins da Silva e do ex-ministro da saúde da Bolívia, Aníbal Cruz.

Para assistir o primeiro dia de congresso, acesse o link abaixo:
https://www.youtube.com/live/G8fu4zVfmlQ?si=T3QvucVNYsRDcN5I

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress