20 de Novembro é Dia da Consciência Negra, no Brasil e na Diáspora

20 de Novembro é Dia da Consciência Negra, no Brasil e na Diáspora. Aliás, todo o mês de novembro é considerado mês da Consciência Negra. Um grande número de atividades culturais e de reflexão sobre a questão da igualdade racial no Brasil e do contributo dos afrodescendentes ao desenvolvimento sociocultural e político do país, tem lugar em todo o território nacional ao longo do mês.

Dulce Araújo – Vatican News

O ponto alto é neste dia 20 em Serra da Barriga, Estado de Alagoas, no nordeste do país, onde viveu o líder Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil. Ali existe, de facto, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, considerado a primeira República livre, criada por escravos fugitivos e que durou cerca de um século.  Zumbi foi traído e morto, a 20 de novembro de 1695, pelos portugueses. A sua cabeça foi exposta a público até à decomposição.

A data de 20 de Novembro foi escolhida pelos movimentos de resistência para Dia da Consciência Negra em vez de 13 de maio, data da abolição, em 1888, da escravatura no Brasil, por considerarem que na realidade os negros não foram libertos, mas sim abandonados à sua sorte.

O 20 de Novembro que começou por ser celebrado como feriado apenas nalguns Estados e Municípios é, a partir deste ano, graças a uma lei aprovada em 2023, feriado em todo o Brasil, como Dia Nacional de Zumbi e Dia da Consciência Negra.

Em Roma, o Instituto Guimarães Rosa de Roma, junto da Embaixada Brasileira, realizou na tarde de terça-feira, 19, um debate com a projeção da curta metragem, “Meu amigo, Pedro Mixtape” de Lincoln Péricles, e intervenções da socióloga, Marcela Magalhães, Doutora em Iberística , Pós-colonialismo e Sociobiodiversidade; do sociológico, Luiz Valério Trindade, especializado em Estudos Etnico-raciais, e de Kuanza Musi dos Santos, Ativista antiracista e formadora sobre diversidade e inclusão. 

Cartaz do encontro no Instituto Guimarães Rosa - Roma

Cartaz do encontro no Instituto Guimarães Rosa – Roma

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

plugins premium WordPress